sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

Não esqueça de cuidar do seu pet!

POR Jornal Somos | 25/09/2018
Não esqueça de cuidar do seu pet!

Foto: Jornal Somos

V

Você já cuidou do seu animal hoje? Além do fornecer alimento, abrigo e carinho, tá rolando uma coisa muito importante para a saúde de seu pet. A campanha de vacinação antirrábica, que teve o Dia D nesse sábado (22), vacinou 14.376 animais, sendo 13.626 cães e 750 gatos, com a ajuda de 300 voluntários, incluindo servidores municipais, atiradores do Tiro de Guerra e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária.

 

Foram vacinados 60% da população animal esperada e a campanha prossegue até o dia 31 de outubro, onde é esperado que o patamar de 80% seja cumprido. O Dia D de vacinação cobriu 28 postos de vacinação em Rio Verde e seus distritos, mas agora a campanha se restringe ao Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Brasil do Bairro Gameleira.

 

Lá os animais podem ser vacinados em horário comercial, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A vacina também pode ser levada para casa, desde que um responsável com idade superior a 18 anos leve uma caixa de isopor com gelo suficiente para guardar a vacina e desde que esteja portando o seu CPF, usado para o preenchimento do termo de responsabilidade.

 

A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, através de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como por exemplo morcegos infectados.

 

Depois da vacina, é possível que seu animal tenha um leve inchado no local onde foi aplicado por 3 dias, mas a proteção da doença dura por um ano, precisando vacinar novamente no próximo ano.

 

Se já vacinou o seu pet, parabéns! Agora ele pode te morder você à vontade sem maiores riscos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: