terça-feira, 23 de abril de 2024

Não é previsto novo fechamento do comércio em Rio Verde e atividades funcionarão ao menos por 21 dias

POR Ana Carolina Morais | 18/07/2020
Não é previsto novo fechamento do comércio em Rio Verde e atividades funcionarão ao menos por 21 dias

Reprodução / Facebook Prefeitura de Rio Verde

A

A prefeitura de Rio Verde realizou, na manhã deste sábado (18), uma live nas redes sociais para esclarecer possíveis questionamentos sobre o novo Decreto Municipal, que permitiu o funcionamento das atividades consideradas não essenciais entre os dias 20 de julho a 02 de agosto. Mas, apesar deste período determinado, o prefeito Dr. Paulo do Vale informou, durante transmissão ao vivo, que não existe previsão para novo fechamento do comércio, sendo prevista sua permanência por ao menos 21 dias.

 

 

“Nós atingimos o pico, agora, na semana retrasada. Na semana passada tivemos uma queda de 88%, isso é uma queda extremamente significativa. Os pesquisadores falam que a partir de 15% para mais ou 15% para menos, mostra o viés da tendência, se é aumentar a transmissão ou diminuir a transmissão. Então, na semana passada 88%. Então você vê que já estamos reduzindo bastante o nosso RO, a nossa taxa de transmissão, que já esteve muito alta. (...) Nós vamos reabrir, na próxima segunda-feira, sem previsão de fechar. Então, vai ser no mínimo 21 dias. Mas como a curva tá na ascendência, nós temos certeza que nós vamos passar mais tempo sem ter a necessidade de fechar novamente o comércio”, explicou o prefeito.

 

 

Questionado sobre as atividades presenciais nas instituições de ensino, foi afirmado que o retorno só acontecerá quando houver a segurança de que a transmissão será basicamente nula. “As crianças são assintomáticas quando pegam o Covid-19. Agora, imagina s e a criança voltar pra casa assintomática, e tiver portando o vírus. Aí tem um tio com fator de risco, tem o avô pela idade, ou tem uma comorbidade. Esse setor é o mais sensível, então nós vamos voltar quando nós tivermos segurança. (...) Então, por enquanto, as escolas vão ser não presenciais”, disse Dr. Paulo do Vale.

 

 

Outra modificação que acontecerá futuramente será nas entidades religiosas. Até o início de agosto, onde finaliza o atual decreto, a determinação é que ocorra somente uma reunião por semana. Porém, a partir do dia 3 de agosto será liberado mais um dia da semana para celebrações e cultos religiosos, dentro dos regramentos estabelecidos para conter a disseminação do novo coronavírus, conforme informado pelo prefeito. Após, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Denimárcio Borges, acrescentou que existe também a possibilidade de acontecerem até 3 reuniões religiosas, com intervalo entre elas.

 

 

Mesmo em meio a novidades, o reforço de alguns hábitos já conhecidos pela população foi feito durante a live, como a importância da utilização de máscara de proteção, do uso de álcool em gel, bem como o ato de lavar as mãos e a necessidade de se manter o distanciamento social, sendo todos estes mecanismos de contenção à pandemia.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: