quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Reprodução/Redes Sociais
Aconteceu no sábado (01/04), a Tarde de Alegria, realizada em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo celebrado neste domingo (02/04).
A partir das 13h30, crianças e jovens autistas se reuniram no Ginásio do Clube Dona Gercina em uma celebração com pula-pula, pipoca, algodão doce e etc.
O evento foi realizado pelo Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (NAIA) de Rio Verde, que teve início oficialmente no dia 20 de março, com musicoterapia e teve o espaço cedido pela Agência Municipal de Trânsito (AMT). O Núcleo foi criado em Goiânia e chegou a Rio Verde através de um grupo de mensagens no WhatsApp de pais de autistas que buscam tratamento para crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De acordo com uma das diretoras do NAIA, Elaine de Azevedo, o Núcleo ainda não possui uma sede oficial. Em entrevista à Rádio Líder 95 FM, a diretora pede para que autoridades e empresas ajudem a associação para que, além da musicoterapia, novas terapias possam ser oferecidas em um espaço oficial do núcleo.
“A gente precisa dessa sede com muita urgência, porque a gente quer oferecer mais atendimento para os autistas e para as famílias”, afirma Elaine.
Transtorno do Espectro Autista
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se trata de um distúrbio de neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Os sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.