quinta-feira, 18 de abril de 2024

Rio Verde

Mulheres no comando, sim!

POR Jornal Somos | 08/03/2019
Mulheres no comando, sim!
C

Com o avanço da mulher no mercado de trabalho, elas correspondem atualmente por 43,8% de todos os trabalhadores brasileiros. Mas a participação vai caindo conforme aumenta o nível de hierarquia. Nos cargos de direção e de gerência, elas representam apenas 37%. No topo, como os comitês executivos de grandes empresas, elas são apenas 10% no país.

Cada vez mais são realizadas campanhas para a quebra dessa desigualdade,pois, segundo a maioria das pesquisas, elas acreditam que a presença de uma mulher em um cargo de liderança faz com que as outras tenham um exemplo de como é trabalhar em um ambiente corporativo, exercitando a complementaridade nas decisões.

 

Nesse Dia Internacional das Mulheres, mulheres fortes da liderança de Rio Verde responderam, com exclusividade ao SOMOS, a pergunta: “Se você pudesse fazer uma homenagem à si, como seria?”

 

À frente da Secretaria de Assistência Social e como primeira Dama do Município de Rio Verde, Lillian Martins Garcia do Vale, explicou sobre as mulheres de verdade.

“Ficou para mim ainda mais claro, agora à frente da Assistência Social, o trabalho grandioso das mulheres, trabalho este exercido com muita dedicação e amor. Em contato com todas essas mulheres, mães, líderes comunitárias, empresárias, arrimos de família, secretárias, servidoras, professoras, catadoras, médicas, donas de casa, doceiras, empreendedoras na vida entre tantas outras, tenho o orgulho de poder comemorar esta data tão especial ao lado delas e da minha equipe com várias programações nos Serviços Socioassistenciais voltados para comemorarmos este dia especial. 

Ser mulher é fazer parte de uma história de lutas e de conquistas. Ser mulher é fazer a diferença na vida de outras pessoas. Ser mulher é ser mais forte do que os olhos podem ver. É ter no coração lugar para todos os sonhos do mundo. Feliz Dia Internacional da Mulher!”

 

A nova superintendente de Gestão Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação (Seduce) Rita de Cássia Ferreira, comentou.

 

Não há melhor homenagem do que o reconhecimento de um trabalho bem feito, um trabalho que influencia tantas vidas, que pode mudar o destino de tantas pessoas, como é o trabalho que a gente realiza na educação, influenciando diretamente no futuro dos nossos alunos que é o fruto mesmo, todo o motivo e o objetivo de todo trabalho que a gente realiza na educação. Então quando somos reconhecidas, é uma homenagem que não tem dinheiro que pague e que a gente leva no fundo do coração com muito carinho”.

 

Simonne Carvalho, diretora do Sindicato Rural de Rio Verde, relembrou a caminhada até conseguir o cargo desejado.

 

“Quão difícil foi sua caminhada até aqui hein?! Só você sabe quantos degraus, quantas quedas teve durante esse trajeto, mas também só você tem o sabor de tantas conquistas e vitórias. Quero te agradecer por nunca achar que é tarde demais para começar ou recomeçar, que apesar de estar sob costumes tradicionais e ambientes que quem mandava na maioria eram homens, você com seu carinho e assertividade, com sua empatia pelo próximo e integridade conseguiu ganhar espaço e sobretudo respeito! Mostrou que mulher não é apenas sorrisos e gentilezas, que mulher fala grosso e decide! Siga neste caminho e aproveite para levar mais pessoas com você, sejam homens e mulheres, porque são todos que devem acreditar e aprender que somos iguais e que temos o mesmo nível de capacidade de conquistas. Obrigada por servir a todos e fica uma dica, aceite de coração que outros podem te servir, com mesmo amor e carinho.

Parabéns Simonne pela vitória de estar em cargo de comando e inspirando vidas! É só sua!”

 

Para Jaqueline Camargo, o dia 8 de março é sempre oportunidade de lembrar que a mulher não precisa viver com violência.

 

“Nesse Dia Internacional da Mulher eu, como Delegada da Delegacia da Mulher, espero que as mulheres conquistem a verdadeira igualdade com os homens e, principalmente, entendam que é possível viver uma vida livre de qualquer tipo de violência. Todo dia 08 de março eu peço a Deus para que todas as mulheres vivam sem sofrer violência! E lutem por isso! Nós, da Delegacia da Mulher, estamos prontos para lutarmos juntos por esta causa!

 

Apesar de ainda existirem poucas ações de flexibilidade no mercado de trabalho, o mundo continua em mudança e cada vez mais a mulher ocupará cargos de alta relevância, especialmente por sua capacidade, quebrando tabus todos os dias.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: