terça-feira, 02 de setembro de 2025
Foto: Reprodução Redes Sociais
O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado Sul (Gaeco Sul), ofereceu nesta segunda-feira (1º/9) duas denúncias contra investigados na Operação Regra Três, deflagrada em 21 de agosto. A investigação revelou a existência de uma organização criminosa estruturada, que utilizava posições estratégicas de alguns de seus integrantes no poder público para desviar recursos de forma sistemática.
De acordo com o MPGO, o esquema funcionava por meio de empresas de fachada, fraudes em contratações públicas e lavagem de dinheiro, além do uso de cargos públicos para garantir a impunidade dos crimes. Os desvios ultrapassam R$ 2,2 milhões e envolvem programas da Secretaria de Estado da Educação, como o Programa Reformar, além da impressão de material pedagógico do Revisa Goiás.
Na primeira denúncia, foram apontados como líderes da organização um delegado da Polícia Civil de Rio Verde, atualmente preso preventivamente por decisão da Justiça, e sua esposa, que ocupou o cargo de coordenadora regional de Educação de Rio Verde entre 2019 e 2024. Eles, juntamente com outros investigados, foram denunciados pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, violação de sigilo funcional, ameaça e prevaricação.
A segunda denúncia engloba o mesmo grupo, desta vez por crimes relacionados às contratações fraudulentas feitas por meio de programas da Seduc. As acusações incluem contratação direta ilegal, peculato, falsificação e uso de documentos particulares, além de lavagem de capitais.
O MPGO esclareceu ainda que os crimes relacionados ao concurso público da Câmara Municipal de Rio Verde serão objeto de uma ação penal separada, a ser apresentada nos próximos dias.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Equipe goiana terá compromissos pela Copa do Brasil, Copa Goiás, Liga Feminina e Taça Brasil
Apesar da chuva na última semana, calor e baixa umidade não foram embora