sábado, 20 de abril de 2024

Rio Verde

Meu companheiro come o quê?

POR | 01/02/2021
Meu companheiro come o quê?

Imagem: Thinkstock

A

A situação mais comum de ser vivida pelos donos de animais de estimação é na hora das refeições da família, vê-los com aquela cara de "pidões". Entretanto é importante tomar cuidado com os "tecos" dados a eles.

 

 

Nem sempre o que é benéfico para a alimentação saudável de seres humanos, tem o mesmo resultado no organismo dos animais de estimação. “Sempre verifique se o alimento que você pretende fornecer ao animal é seguro para alimentação do seu pet e, em caso de dúvida, é melhor não deixá-lo comer”, explica Dra.Juliani Sperandio Gomes, médica veterinária e proprietária da Casa Pet – Pet Shop em Rio Verde.

 

 

A médica veterinária ainda lembra que existem fases de alimentação para o animal, assim como acontece com um bebê. “Se você não dá a um recém-nascido uma carne para mastigar, o mesmo acontece com seu filhote”, exemplifica. De animal de 01 (uma) até 04 (quatro) semanas deve se alimentar do leite da mãe. Após as quatro semanas, começasse com a “papinha”, que pode ser umedecendo a ração com água e deixando em uma consistência mais pastosa, e com o passar do tempo, ir oferecendo a ração seca com tamanhos ideais. “Por isso, existem as rações específicas para cada fase da vida, divididas no mínimo em filhotes, adultos e sênior”, lembrou Juliani.

 

 

 

"Os animais possuem necessidades específicas para ficarem saudáveis, e essas necessidades ainda mudam de espécie, entre um cão e um gato, por exemplo, e também quanto à idade, porte e raça deste animalzinho", descreve ela. Alguns itens podem até mesmo fazer mal ao Pet. Entre os vilões pode-se citar a pimenta, que favorece o surgimento de gastrite; a cebola, que ataca os glóbulos vermelhos do pet, gerando anemia profunda; e a batata crua, que contém substâncias tóxicas para o animal. Já entre as frutas que eles não devem consumir estão o tomate, que pode causar arritmias cardíacas, salivação, diarréia e vômito; a laranja e as frutas cítricas no geral, o abacate, a carambola, o abacaxi e a uva, que pode levar a lesões renais.

 

 

Isso não significa é claro que nunca possam ser dados alimentos naturais aos cachorrinhos ou gatos que nos fazem companhia. Porém é preciso escolher o que dar e quanto dar de cada um. “Hoje em dia existe a alimentação natural (AN), que é uma dieta formulada por um médico veterinário especialista em nutrição de pequenos animais, que vai montar a dieta com alimentação natural e vai suprir todas as necessidades que o cão ou o gato precisa”, reforça Sperandio.

 

 

A veterinária também descreve: "Entre os vegetais recomendados estão a cenoura, que auxilia na saúde oral; a alface e a couve, que são alimentos ricos em fibras e melhoram o trato intestinal; a beterraba e a abóbora. Já para as frutas podemos citar a banana, o caju – sem a castanha-, o caqui, moderadamente pois é rico em carboidrato, a maçã, a pêra, a manga -sem a casca e o caroço-, o kiwi, a goiaba e o morango são excelentes para balancear a alimentação dos pets."

 

Imagem: Medicina News

 

E ainda vale lembrar que alguns animais, assim como seus donos, podem ter alergias ou serem portadores de doenças que influenciam na reação do organismo ao alimento consumido. "Hoje cada vez mais encontramos linhas especiais de ração, patês, petiscos e outros produtos alimentares, que se adequam a cada paladar, preferência e saúde do animal", acrescenta Juliani.

 

 

Quer conhecer mais sobre o seu animal de estimação e as escolhas saudáveis dele, vá até a Casa Pet - Pet Shop fica na Avenida Pedro Ludovico Teixeira – nº 92 – Qd C Lt 02 sala 02 - Vila Modelo. Ou entre em contato através do número 2141-0862 ou 9 9209-3309. Ligue e reserve um horário para cuidar de seu bichinho.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: