sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rio Verde

Manipulação Veterinária: uma nova opção para Rio Verde e região Sudoeste

POR Jornal Somos | 02/05/2019
Manipulação Veterinária: uma nova opção para Rio Verde e região Sudoeste

Jornal Somos

O

O mercado para os “pets” tem crescido cada vez mais, e essa área de manipulação de medicamentos veterinários é uma área completamente nova para Rio Verde. As farmacêuticas e bioquímicas Lilian dos Santos Castro e Michelle Alves Ribeiro Monteiro acreditam que os remédios manipulados podem significar uma economia para o cliente. “A economia é resultado do desenvolvimento de dosagens precisas, de acordo com a prescrição do médico veterinário, sem ocorrer desperdícios do medicamento e gastos desnecessários”, explicam. E elas podem afirmar isto não apenas como profissionais, mas também como donas de animais que precisam de tratamentos especiais há um bom tempo.

A cadela Bombom (3 anos) é hoje uma cachorrinha cega, mas leva uma vida feliz e saudável. Quando tinha 8 meses de idade adquiriu úlcera de córnea nos olhos que consistiu numa lesão na superfície da córnea, órgão que protege o olho. Primeiro passou por procedimento cirúrgico, um enxerto de córnea que infelizmente não deu certo. Na segunda semana de tratamento ela coçou seu outro olho e acabou perfurando com a unha a córnea. O tratamento continuou para os dois olhos. A segunda tentativa foi à utilização do outro tipo de enxerto, também sem sucesso. Então veio a terceira tentativa de tratamento necessária: retirada completa do globo ocular. Era a única alternativa de manter a Bombom viva, pois facilmente a infecção poderia passar pelo caminho do nervo óptico e chegar ao cérebro, levando a morte. A retirada dos dois olhos retornou a sua qualidade de vida.

 

Já Boneca (6 anos), quando filhote, ao brincar com outra cadela teve sua córnea perfurada. Foi considerada uma lesão menos profunda e resultou em tratamento com cicatrização da córnea. Mas, com o passar do tempo, este olho desenvolveu uma doença oftálmica progressiva (pode levar à cegueira) associada com inflamação, secreção ocular e dor. O tratamento consiste em utilização de colírios que estimulam a produção lacrimal (Ciclosporina A e Tacrolimus) e substitutos da lágrima. Este tratamento é realizado de maneira contínua, ou seja, para o resto de sua vida.

 

E foram destas suas experiências que surgiu a ideia pois os gastos até agora para o dono não ficavam apenas no tratamentos e medicamentos em si, já que a farmácia mais próxima fica em Goiânia. Portanto, gerando gastos também com o transporte.

É claro que as profissionais levaram em conta os números que se apresentam também, como o Brasil ser o segundo maior mercado pet do mundo, como faturamento de R$ 20 bilhões (2018). Índices que podem ser justificados pelos 132,4 milhões de animais de estimação no Brasil (IBGE), sendo que 52 milhões são cães, 22 milhões são gatos e o restante está dividido entre aves, peixes e outros animais exóticos. Mas não é só isso. De acordo com Lilian e Michelle, o crescimento do mercado pet também está relacionado com a mudança de comportamento das famílias brasileiras em relação aos seus animais de estimação. “É notável o aumento do afeto existente na relação entre pets e tutor e na forma com que estes animais são considerados membros da família. Isso significa que há uma preocupação cada vez maior com a saúde e bem-estar dos pets, principalmente cães e gatos, refletindo na adoção de serviços e produtos que visam proporcionar uma vida mais saudável e longa para os animais de estimação”.

 

E claro que tudo isso precisa também de profissionalismo e qualidade, por isso elas ainda lembram que a manipulação de medicamentos veterinários necessita de Boas Práticas de Manipulação de Produtos Veterinários e devem trabalhar de acordo com a regulamentação e fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A UpVet Manipulação Veterinária apresenta como diferenciais excelências em tratamento veterinário através de fórmulas e formas farmacêuticas exclusivas e diferenciadas para o tratamento pet e padronização das bases Galênicas para uso veterinário, além de estudo continuado com bases científicas.

 

Ficou curioso? Venha conhecer a UpVet – Unidade Rio Verde/Goiás!

Dra. Lílian dos Santos Castro

Farmacêutica e Bioquímica pela Universidade de Rio Verde – UNIRV

Licenciatura em Química pela Universidade de Franca – UNFRAN

Especialista em Farmácia Oncológica e Cuidados Farmacêuticos em Oncologia - RACINE

Mestre em Gestão e Pesquisa em Tecnologia Farmacêutica – PUC/GO

Doutora em Bioquímica pela Universidade de São Paulo – USP/Ribeirão Preto

 

Dra. Michelle Alves Ribeiro Monteiro

Farmacêutica e Bioquímica pela Universidade de São Paulo / USP

Pós Graduada em Farmácia Clinica pela AFARP Associação dos Farmacêuticos de Ribeirão Preto

Pós Graduanda em Homeopatia pela Unyleya

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: