quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Mês de Agosto é conhecido pela baixa umidade do ar, poucas chuvas e tempo seco. Todos esses fatores são gatilhos para queimadas, que aumentam de número nessa época do ano.
Somente nesse fim de semana, as equipes do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Goiás, da cidade de Rio Verde atenderam 12 ocorrências de incêndios. De acordo com a assessorio do 4ºBBM, a maior parte das chamadas foram para áreas em culturas agrícolas. De acordo com o Tenente William, o momento é um dos mais críticos do ano.
“É o momento 30/30/30, um dos mais críticos de todos - temperaturas acima de 30, umidade abaixo de 30% e ventos com velocidade acima de 30km/h”.
Entre as recomendações para evitar as queimadas estão: não atear fogo em área de roçado sem a devida autorização de órgão ambiental; não usar fogo como agente de limpeza; inclusive para renovar pastagem; e não lançar bituca de cigarro próximo à vegetação. Provocar incêndio ambiental é crime. Ao avistar um foco de queimada, a primeira coisa que o cidadão deve fazer é ligar para os Bombeiros, pelo 193. No caso de avistar quem colocou o fogo, a recomendação é tentar verificar características que identifiquem o autor para repassar as informações para as autoridades.
— Jornal Somos (@JornalSomos) August 12, 2019
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.