quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Partida marca a estreia do jovem como árbitro principal de um jogo profissional
Foto: Arquivo Lucas Ramos
O campeonato estadual serve como preparação não só para os clubes para o restante da temporada, mas também para o desenvolvimento e consolidação dos árbitros, onde muita das vezes, após se destacarem nos estaduais, alcançam voos maiores, chegando a apitar partidas de nível nacional.
O jovem Lucas Ramos, árbitro rio-verdense viverá a sua estreia como o responsável da arbitragem em um jogo profissional na próxima quinta-feira, 23, quando ele comandará o jogo entre Vila Nova x Goianésia. Ele terá Bruno Pires (FIFA) como assistente número 1 e Leone Carvalho como assistente número dois, além de Osimar Moreira Júnior como 4º árbitro. Caio Max Vieira estará no VAR e Fabrício Vilarinho (FIFA) no AVAR.
Início na arbitragem
Apesar de estar dando um importante passo na carreira de árbitro, Lucas conta que o início foi apenas para complementar renda: "Eu entrei na arbitragem através de um convite de um amigo meu em 2016. Eu tinha acabado de parar de jogar, não pensava em seguir carreira e fui convidado para começar como assistente. Eu aceitei por que era uma renda a mais que eu teria além do serviço e me ajudava bastante. No começo foi sim pelo dinheiro, mas com o passar do tempo fui pegando gosto, me apaixonando pelo o que eu fazia e fui almejando grandes passos, apitando cada vez mais jogos aqui na cidade e buscando sempre evoluir."
O jovem ainda lembra que para se tornar um árbitro federado, o caminho não foi fácil: "A decisão de me tornar um árbitro federado foi difícil, por que eu tive que sair do trabalho. Na época tinha emprego fixo e não dava para conciliar, pois todo sábado tinha que ir para Goiânia nas aulas presenciais. Terça e quinta era de forma híbrida, mas aos sábados, presencial. Foram 7 meses, teve custo para viajar todo final de semana, então não foi fácil, mas foram 7 meses prazerosos."
1ª escalação como árbitro principal
A notícia deixou Lucas animado e surpreso por estrear no profissional já no início da temporada: "É uma sensação maravilhosa de estar escalado como árbitro principal de um jogo tão grande como esse que fui escalado, é uma sensação única. Acredito que seja a primeira de muitas na minha carreira. Sendo bem sincero, não esperava ser escalado agora mas foi uma notícia maravilhosa."
Expectativas para a estreia
O árbitro rioverdense comenta sobre a ansiedade para a partida: "Espero que possamos entregar um jogo limpo, sem polêmicas e sem nenhuma reclamação. Peço que Deus possa me iluminar, iluminar a minha equipe que é qualificada. É o Bruno Pires que faz parte do quadro da Fifa, inclusive, estava na Copa do Mundo. Tem também o Leone que já fez vários jogos da CBF, assim como o Osimar. No VAR tem o Caio Max e o Vilarinho que são árbitros gigantes, então a expectativa para o jogo é a melhor possível, que não tenhamos nenhum problema e que possamos entregar uma arbitragem limpa."
Projeções para 2025
Com a primeira partida já marcada para a temporada, Lucas espera ter uma sequência de jogos como árbitro principal: "As projeções para o ano são as melhores possíveis. Eu já fiz minha estreia como 4º árbitro na 1ª divisão, vou estrear agora como árbitro principal e espero fazer um campeonato magnífico na série A, uma excelente divisão de acesso, uma grande 3ª divisão, bons jogos nas categorias de base, sempre almejando, quem sabe, em um futuro próximo, um cenário nacional, que é me tornar um árbitro CBF."
Como Lucas se vê em 5 anos
Os objetivos para a carreira estão bem traçados e dentro de 5 anos, o jovem espera alçar grandes voos: "Espero que nos próximos 5 anos eu possa estar na elite dos árbitros, tanto regional quanto nacional. Que eu possa ter feito grandes jogos e trabalhar cada dia mais. Não querendo ser melhor do que ninguém, mas tenho comigo que eu preciso ser melhor que eu mesmo, então a cada dia eu trabalho para ser 1% melhor do que eu mesmo, a minha concorrência é comigo mesmo. Eu sei o que eu planto e consequentemente, não sei o que vou colher, mas a colheita é certa e por ser muito temente à Deus, tenho certeza que os planos Dele são os melhores para mim."
A partida que marcará a estreia de Lucas Ramos como árbitro principal em um jogo profissional acontecerá no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia às 19:30 desta quinta-feira, 23, e o jogo será entre Vila Nova e Goianésia.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.