sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação/Redes Sociais/Rádio Líder
A população rioverdense tem se perguntado sobre o que de fato aconteceu, para provocar o baixo nível do lago do Interlagos. Em entrevista ao Papo Líder de hoje (22), o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rhafael Barros, e o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, ten. cel. Amilton de Souza, comentaram sobre a situação encontrada durante as manutenções realizadas.
Segundo o secretário, a vazão iniciou-se com uma rachadura em um tubo do chamado sistema de vazão, que ajuda a controlar o nível do lago, em situações de cheia. Os reparos até poderiam ser realizados sem o esvaziamento do lago, porém, o registro que fecha esse sistema se encontrava submerso, próximo do ponto de coleta de água para a vazão, foi constatado perigo para os mergulhadores que tentaram fechá-lo, optando-se então por esvaziar o que fosse preciso do lago, para que seja feita a manutenção.
Segundo o ten. cel. Amilton, uma das grandes preocupações da população era com os peixes que ali vivem, mas tranquilizou a população de que pode ser mantido um espelho d’água para que o cardume pudesse se manter. O tubo que rachou possuía cerca de 40cm de diâmetro, mas que os mergulhadores (um baseado em Rio Verde e outro que veio de Santa Helena) da corporação não puderam fazer muito por conta do risco de vida. O comandante ressaltou também que a secretaria de obras está instalando um novo registro, para que futuras situações possam apresentar menos riscos ao precisar fechar o sistema de vazão.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.