sábado, 23 de novembro de 2024
Imagem: reprodução/ arquivo pessoal
Na manhã desta quarta-feira (18), uma Kombi que transportava os alunos da Escola Municipal Rural Breno de Araújo, localizada na região do Rio Preto em Rio Verde-GO, tombou, mas nenhum aluno se feriu. Ao Jornal Somos, a mãe de uma das alunas relatou os problemas que os pais estão tendo com o transporte escolar do município. “Essa kombi vem apresentando defeito já tem muito tempo, há umas duas ou três semanas ela quebrou a roda com as crianças dentro, inclusive a minha filha se machucou”.
Sobre o acidente ocorrido hoje, a Secretaria Municipal de Educação enviou uma nota aos pais onde informa que “o veículo envolvido está devidamente regularizado e passou por todas as vistorias exigidas pela Agência Municipal de Trânsito e pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran)”.
Ainda de acordo com a mãe, ela relata que o veículo não possui cinto de segurança, o que a deixa preocupa. “A gente tá mandando nossos filhos pra escola numa situação dessa daí, eu não tenho mais confiança, eu não vou mandar mais minha filha pra escola enquanto não resolver isso aí, minha filha já perdeu duas, três semanas de aula por conta da situação que está essa kombi. A gente sempre tá reclamando mas, ninguém toma atitude”, desabafou a mãe da aluna.
Ainda de acordo com a nota da Secretaria, ela reitera que “acidentes são situações indesejadas, e estamos todos aliviados por ninguém ter se ferido gravemente. Estamos tomando todas as medidas necessárias para evitar que situações como essa voltem a acontecer”.
Ao Jornal Somos, a Secretaria Municipal de Educação informou que já solicitou a troca imediata do veículo e que a partir da próxima segunda-feira (23), um novo transporte vai estar disponível para os alunos. Além disso, também informou que irá suspender o contrato com uma das empresas que está atrasando a chegada dos estudantes na escola e que o novo contratado deve ser anunciado também na segunda-feira.
Nota da Secretaria Municipal de Educação
A Secretaria Municipal de Educação esclarece que a Kombi envolvida no capotamento ocorrido hoje está devidamente regularizada e em conformidade com todas as exigências dos órgãos competentes. O veículo passou por vistoria no mês de julho, realizada pela Agência Municipal de Trânsito (AMT), e, no final de agosto, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com o acompanhamento do Ministério Público.
Esclarecemos ainda que foi constatado que o pino central quebrou durante o acidente, sendo que essa mesma peça, junto com a suspensão, havia sido substituída na semana passada. A Secretaria de Educação já solicitou à empresa responsável a substituição do veículo, para que os alunos não sejam prejudicados.
Informamos que, em 2022, foi aprovada uma lei em Goiás que define o prazo de vida útil para veículos de transporte escolar. O transporte escolar no estado segue as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e as normativas do Detran-GO. Essa legislação permite que veículos de transporte escolar, como a Kombi em questão, tenham uma vida útil de até 15 anos. Fabricada em 2011, a Kombi envolvida no incidente pode circular regularmente até 2026, conforme a nova legislação estadual.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Parceria entre Sindicato Rural de Rio Verde e Senar Goiás visam aumentar a qualidade da mão de obra na região