quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O dia de hoje, 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue, entretanto o mês todo leva o nome de Junho Vermelho como forma de conscientização quanto a necessidade de se fazer doação de sangue.
A enfermeira e gerente do Hemogo Unidade Rio Verde, Lígia Nunes de Castro lembra que a doação é um ato espontâneo, e depende de o doador ir até a unidade fazer a boa ação. “Essa contribuição salva 04 (quatro) vidas no mínimo, pois o sangue é dividido em partes, sendo em concentrado de hemácias, plasma, plaquetas e o crioprecipitado”, explicou a enfermeira.
A data foi escolhida para homenagear os doadores e a solidariedade deste grupo que é apenas 1,6% da população brasileira, segundo dados do próprio Ministério da Saúde. A Organização Mundial da saúde (OMS) coloca em suas notas do assunto de que este é um número pequeno, porém aceitável.
O mês todo não é usado apenas por conta do Dia de hoje, pois também é usado para fazer um alerta aos que desejam fazer doações, já que junho por ser mais frio é um dos meses em que a demanda de sangue é baixa, e para manter os estoques de sangue, e com a campanha buscasse o apoio da população para que não falte sangue a quem precisa.
Lígia reforça ainda que a doação é segura, e leva 40 minutos, “e não precisa se preocupar com sangue doado, seu corpo o repõe em 24 horas”.
Na cidade de Rio Verde existe uma das Unidades do Hemocentro, agora Rede Hemogo, que atende os hospitais da cidade e mais 10 municípios adjacentes. Através desta unidade, 29 instituições hospitalares, entre hospitais municipais, estaduais e particulares, unidades de pronto atendimento (UPA).
Lígia conta também que consegue atender a demanda das instituições, e sempre buscam parcerias com outras instituições, entre elas corpo de bombeiros, polícia militar, igrejas, para que o estoque consiga abastecer todos os municípios. Atualmente por exemplo a Polícia Rodoviária Federal em Goiás está fazendo campanha sobre o tema, além parte dos oficiais irem pessoalmente até as unidades de coleta, fazer a doação de senague.
Desde 2013, a idade máxima foi elevada, para que idosos, pudessem doar sangue, já os menores de idade precisam da autorização dos pais, para realizar a doação.
A gerente de Rio Verde, contou ainda que a Unidade, em comemoração ao Dia vai dar uma lembrança em homenagem aos doadores pelo seu dia!
Requisitos para a doação:
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar bem alimentado e evitar alimentos gordurosos;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Impedimentos definitivos:
- Ter passado por um quadro hepatite após os 11 anos;
- Doenças sexualmente transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV) HTLV 1 e 2 e doenças de chagas;
- Uso de drogas ilícitas injetáveis;
- Malária;
ESSA MATÉRIA FOI PRODUZIDA VOLUNTARIAMENTE PELO ACADÊMICO HENRIQUE ESTEVES E EDITADA PELA EDITORA CAMILLA PAES
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.