quarta-feira, 17 de abril de 2024

Jovem rio-verdense resgata araras que se afogaram no lago do Parque Veneza em Rio Verde

POR Ana Carolina Morais | 09/12/2020
Jovem rio-verdense resgata araras que se afogaram no lago do Parque Veneza em Rio Verde

Arquivo Pessoal / Diego Rafael Perez

O

O Parque Veneza, em Rio Verde, local propício à presença de alguns animais, acabou sendo cenário de apuros para um pombo e duas araras, da espécie Canindé, que se chocaram ao voarem pelos coqueiros e caíram no lago, no último domingo (6). A princípio, os populares pensaram que as aves estavam tomando banho, mas na realidade, elas estavam se afogando, e o jovem Diego Rafael Perez, de 20 anos, percebeu o que de fato ocorria e as resgatou.

 

 

“Aves não como araras costumam tomar banho em beiradas das águas, e pelo jeito que caíram, dava para perceber que estavam se afogando”, afirmou Diego, que é estudante do 5º período de biologia no IF Goiano de Rio Verde.

 

 

O irmão do jovem mora próximo ao local, onde tem um restaurante. Quando o acidente entre as araras aconteceu, Diego Rafael estava ajudando a colocar as mesas na parte de fora. Ao notar que as aves estavam se afogando, ele pediu um short emprestado ao irmão para entrar na água. Ele nadou por três vezes, cada entrada no lago foi dedicada ao salvamento de um animal.

 

 

Em um dos vídeos feitos por testemunhas do resgate é possível perceber as pessoas se questionando se as araras estavam se banhando ou se afogando. Após verem Diego indo em busca dos animais, alguém diz na filmagem “gente, entrou um rapaz dentro do lago pra salvar as arararinhas! Por mais seres humanos assim no mundo, né!?”. Estes registros ganharam a internet e estão sendo compartilhados por diversos usuários nas redes sociais.

 

 

 

 

O futuro biólogo disse que não sentiu medo, no momento, pois agiu por impulso. Para ele, o risco valeu a pena, porque as aves teriam morrido, uma vez que, mesmo ligando para o Corpo de Bombeiros, a corporação demorou aproximadamente 3 horas para comparecer ao parque, segundo relatado pelo jovem.  “Acabei agindo por impulso, depois de toda situação e vi a profundidade, notei que foi arriscado, mas valeu a pena. Ligamos para o corpo de bombeiros, mas demoraram em torno de 3 horas para chegar, caso não resgatasse logo, morreria afogadas”, contou.

 

 

Para o estudante, o poder público de Rio Verde deveria ter um cuidado maior com as araras, que marcam presença por toda a cidade. “Deveria ter uma conscientização maior e melhores cuidados. Já vi, uma vez, uma morrer eletrocutada na avenida, e muita das vezes acaba que por conta da iluminação a noite, se assustam com alguns fatores causados pela sociedade e agrava em danos ambientais”.

 

 

Quanto as araras resgatadas, elas não somente receberam o apoio de Diego para saírem da água, como também forma secadas pelo jovem, conseguindo, assim, voarem após 3 horas do acontecido. Como um verdadeiro amante da causa, o sonho do acadêmico de biologia é, no futuro, ter uma ONG de proteção aos animais, onde episódios como este poderão ser perpetuados.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: