sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
A Paralimpíada de Tóquio-2020 começa hoje, terça-feira (24/8). Ao todo, 253 brasileiros foram convocados para os jogos deste ano para tentar bater o record de medalhas de 2016 que foi de 72.
Dentre os atletas, 14 são goianos e estão divididos em sete modalidades diferentes. E ainda, entre eles um nascido em Rio Verde. Rodrigo Parreira que é de Rio Verde embarca para a sua segunda Paralimpíadas. A primeira participação foi nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro (2016), na qual conquistou dois pódios, sendo a medalha de prata em Salto a distância e bronze nos 100m, ambas na classe T36. Aos 26 anos, já conquistou espaço no Mundial Paralímpico de Londres (2017), com a prata no Salto a distância e mais duas medalhas de bronze nos 200m e 100m. Já em 2019, participou dos Jogos Parapan-Americanos, em Lima, subindo no pódio mais duas vezes, com o ouro no salto a distância e prata nos 100m. No mesmo ano conquistou a medalha de prata no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Dubai, o que o classificou para os jogos paralímpicos de Tóquio.
Ver essa foto no Instagram
Quanto aos outros atletas serão quatro mulheres no Vôlei sentado que fazem parte do grupo que ganhou a medalha de bronze em 2016. Dois homens disputam o Tiro com arco, sendo um estreante das paralimpiadas e outro que ficou entre os oito melhores. E na mesma modalidade, temos a Jane Karla que em 2016 ficou nas quartas de finais e agora chega como grande promessa para o pódio após bater vários recordes em 2019 no Mundial. Outros estreantes nas Paralimpíadas serão Millena França e Lethicia Lacerda que disputarão o Tênis de mesa, Carlos Alberto pelo Paraciclismo e Ercileide Laurinda participará na Bocha Olímpica pela 1ª vez. Na natação teremos velhos conhecidos com Ruiter Gonçalves que foi medalha de prata em 201,6 e Vanilton Filho que ficou em 9º.
Conheça mais sobre cada um dos representantes de Goiás:
VÔLEI SENTADO FEMININO
Ádria Jesus - Aos 38 anos de idade, Ádria Jesus vai para a sua terceira disputa de Paralimpíada.
Ver essa foto no Instagram
Jani Freitas - Aos 34 anos de idade, Jani Freitas vai para a sua terceira disputa de Paralimpíadas.
Ver essa foto no Instagram
Pâmela Pereira - Aos 33 anos de idade, Pâmela Pereira vai para a sua segunda disputa de Paralimpíadas.
Ver essa foto no Instagram
Nurya Almeida – Aos 30 anos de idade, Nurya Almeida vai para a sua segunda disputa de Paralimpíadas.
Ver essa foto no Instagram
TIRO COM ARCO
Hélcio Luiz Jaime – Aos 52 anos de idade, Hélcio Luiz Jaime vai participar das Paralimpíadas pela primeira vez.
Ver essa foto no Instagram
Andrey Muniz – Nascido no Paraná, mas radicado em Goiás, onde vive há 25 anos, Andrey Muniz vai para a sua segunda disputa de Paralimpíadas, aos 45 anos.
Ver essa foto no Instagram
Jane Karla – A goianiense de 46 anos de idade vai para a sua quarta participação nos Jogos Paralímpicos.
Ver essa foto no Instagram
TÊNIS DE MESA
Millena França – Aos 25 anos, participa das Paralimpíadas pela primeira vez.
Ver essa foto no Instagram
Lethicia Lacerda – Aos 18 anos de idade a goianiense conquistou vaga para as Paralimpíadas pela primeira vez.
Ver essa foto no Instagram
PARACICLISMO
Carlos Alberto – Aos 26 anos de idade, o anapolino participa da sua primeira edição de Paralimpíadas.
Ver essa foto no Instagram
NATAÇÃO
Ruiter Gonçalves – Aos 28 anos de idade, o atleta natural de catalão, das classes S9/ SB9 e SM9 de natação, vai competir pela segunda vez das Paralimpíadas, a primeira participação foi nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, na qual rendeu a medalha de prata para a equipe do revezamento 4x100m.
Ver essa foto no Instagram
Vanilton Filho – O goianiense de 28 anos, atleta da categoria S9, SB8 e SM9, conquistou vaga para a sua segunda participação nos jogos paralímpicos, na edição realizada em 2016 (Rio de Janeiro), ele ficou na 9ª colocação.
Ver essa foto no Instagram
Bocha Olímpica
Ercileide Laurinda – A atleta natural de Anápolis, aos seus 45 anos, participa pela primeira vez das Paralimpíadas, competindo na categoria BC4.
Ver essa foto no Instagram
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.