sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

Inscrições para PRONATEC em Rio Verde estão abertas

POR Jornal Somos | 02/07/2018
Inscrições para PRONATEC em Rio Verde estão abertas

PRONATEC

A

A SEDUCE, juntamente com a Superintendência de Ensino Médio, abriu edital de abertura dos cursos do PRONATEC para o segundo semestre de 2018. As inscrições estão abertas de 26 de junho a 28 de julho, e são realizadas através da Assistência Social.

Pra você que não conhece ou não sabe bem o que é o PRONATEC, a equipe do Jornal Somos conversou com a coordenadora geral, Maria Flavina das Graças e com a coordenadora de cursos, Ana Paula Souza para deixar você por dentro de tudo que está acontecendo.

 

O que é o PRONATEC?                 

É o programa nacional de acesso ao ensino técnico ao emprego, ao compararmos, ele corresponde ao antigo técnico profissionalizante, mas com uma nova roupagem. É uma série de programas que se dividem em duas modalidades, os cursos de curta duração que podem ter carga horária de 160 horas a 400 horas e também os cursos técnicos profissionalizantes que só são oferecidos para alunos que estão no ensino médio, variando de 800 a 1200 horas. As vagas são oferecidas duas vezes ao ano, uma no começo e outra no fim do ano.

Aqui na cidade, a instituição que ofertará os cursos é a Unirv, mas quem solicita os cursos é a Secretaria de Assistência Social, e em Goiás é a SEDUCE. Através de uma análise, são levantadas demandas, encaminhadas para SEDUCE, que por sua vez encaminham para Brasília, através dos Ministérios, e eles, de acordo com cada estado, liberam o número de vagas e cursos necessários para o desenvolvimento daquela região. Depois, o mapa de demanda é publicado. É um sistema pautado em levantamento das necessidades educacionais. São diversas opções de cursos, como técnico em programação em jogos digitais, técnico em paisagismo, eletromecânica, agronegócio, entre outros.

 

FICS

E pra você que tem interesse nas áreas, alguns cursos de pequena duração já iniciaram no último dia 25. Os FICS são cursos de pequena duração divididos em duas vertentes, uma mais assistencial, para pessoas que estão desempregadas e precisam ter uma profissão, e a outra é voltada para as empresas de Rio Verde, para o mercado de trabalho, para profissionalizar. Caso você tenha feito inscrição nesses cursos e as vagas já tenham se esgotado, fique atento, pois, as coordenadoras afirmam que existe uma lista de espera e estão sendo chamados novos alunos para ocupar as vagas que estão em aberto.

 

MEDIOTEC

Já para os cursos de longa duração, conhecidos como MEDIOTEC, além da demanda encaminhada pela assistência social, as inscrições devem ser realizadas online, através do site da SEDUCE. Existe uma seleção desses inscritos e depois solicitam as pessoas para efetivar a matrícula. Caso as vagas não sejam ocupadas, as vagas são ofertadas para pessoas que estejam cursando o ensino médio.

Podem se inscrever pessoas que possuem problemas econômicos ou que tem deficiência física, sendo essas o grupo prioritário. Após o preenchimento dessas vagas, caso sobre alguma, serão destinadas a alunos que estão cursando o Ensino Médio, entre 15 a 19 anos. O aluno que entra no programa recebe o material didático, uniforme e uma bolsa de auxilio para locomoção.

 

Uma parceria de sucesso entre a instituição e a assistência social da cidade, tem gerado muitos frutos bons, pois, além de já ter conseguido formar turmas e empregar pessoas, hoje, a instituição já oferta cursos em mais de 10 cidades, realizando um trabalho de integração entre a sociedade e aproximando mais as ofertas de cursos da realidade da população.

 

Então, agora que você já conhece o PRONATEC, ficou interessado?  Não perca o prazo e realize sua inscrição aqui.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: