quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: A Tribuna
As inscrições para o curso de gratuito de capacitação computacionais e programação, voltado a professores da rede pública de ensino de Rio Verde, foram prorrogadas. Docentes que aplicam aulas para o ensino fundamental 2 (6° ao 9° ano) e médio agora tem até o dia 21 de abril para fazer o cadastro.
Segundo as regras, podem participar os servidores que atuam pela rede municipal, estadual ou federal. Chamado de Codifica+, o curso é oferecido através de uma parceria entre o Governo de Goiás, via Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e visa implementar o ensino de pensamento computacional e programação para professores, desenvolvido especificamente para a realidade educacional do Brasil.
As inscrições podem ser feitas através deste link e um vídeo para tirar dúvidas a respeito do Codifica+ foi divulgado. “Um dos nossos objetivos é aumentar a base de futuros cientistas e profissionais da área de tecnologia em Goiás. E alcançaremos isso com professores capacitados para ensinar as crianças e jovens goianos, incentivando que eles se envolvam o quanto antes com o mundo da programação e da robótica”, relata o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.
Este projeto é pioneiro em Goiás, mas já foi aplicado em outros países, como a Colômbia, 2019 a 2021, com o nome de “Programación para Niños y Niñas”. Na época, o projeto fortaleceu o pensamento computacional de crianças por meio de capacitação técnica de professores.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.