sábado, 27 de abril de 2024

Inquérito de prevalência da Covid-19 em Rio Verde será feito a cada ciclo de 14 dias

POR | 25/07/2020
Inquérito de prevalência da Covid-19 em Rio Verde será feito a cada ciclo de 14 dias

Prefeitura de Rio Verde

O

O último inquérito de prevalência da Covid-19 em Rio Verde, feito há 10 dias atrás, registrou um índice de 13,3% da população, ou seja, 32 mil pessoas entraram em contato com o vírus e desenvolveram anticorpos. Segundo o prefeito Dr. Paulo do Vale, nesta quinta-feira (23) à emissora da capital goiana, estes dados serão confeccionados a cada ciclo de 14 dias. “Já que criamos o 14 por 14 desde 8 de junho, então todo final de ciclo nós faremos inquéritos... é um parâmetro importante”, afirmou.

 

 

A taxa de prevalência em território rio-verdense está superior à de Goiânia, que conforme seu último índice, apresentou 6,1% da população contaminada. Apesar da alta incidência, Paulo do Vale afirmou que, de outra forma, essa é uma boa constatação. “Por um lado, isso é positivo, porque tem aquela imunidade comunitária, de rebanho, que tem que atingir um nível altíssimo, segundo os especialistas. Isso demonstra também que o vírus circulou criando essa vacina natural que é quando o próprio sistema imunológico produz seus anticorpos”.

 

 

Na visão do chefe do executivo municipal, esse quantitativo demonstra o sucesso das medidas implementadas na cidade. “A tragédia só acontece quando o sistema não está preparado (...) uma cidade que não teve nem 50% dos seus leitos de UTI ocupados durante essa imensa transmissão que houve aqui, é porque ela se preparou”.

 

 

Além do planejamento de controle do novo coronavírus, que segundo o prefeito, começou a ser elaborado desde janeiro, quando a doença ainda estava longe, outro método de controle utilizado em Rio Verde foi o alto nível de testagem. Por dia são realizados, em média, de 100 a 200 exames PCR, número que pode vir a aumentar com a testagem em massa prometida pelo governo estadual – que ainda não há data de início nem quantidade de exames previstos. Apesar disso, Paulo do Vale afirma que, em todo modo, os testes continuarão sendo realizados pelo poder municipal.

 

 

Para o político, um outro fator que auxiliou no controle da doença foi o medo. “Rio Verde sempre teve uma conscientização pelo susto que a sociedade tomou com aquele número altíssimo vindo desse frigorífico. A população ficou com muito medo, e com isso, ela aderiu mais e respeitou mais à potencialidade de transmissão desse vírus, então o medo foi uma peça que ajudou”.

 

 

Foi reforçado ainda que, apesar da queda no índice de contaminação no município, bem como a taxa de letalidade de 1,49%, considerada baixa, ainda é necessário manter os cuidados para que a situação não reverta. “Agora que estamos descendo essa curva é que n[os temos que redobrar os cuidados, usar máscara, o distanciamento, o isolamento, é nesse momento que estamos fazendo um trabalho juntamente com todo o comércio de Rio Verde, com todas as forças vivas de Rio Verde, para que as pessoas não se descuidem, não afrouxem. Então, a comunicação está sendo muito forte nesse momento, mesmo nós reduzindo esses indicadores, é nesse momento que as pessoas têm que redobrar a atenção”, informou o prefeito.

 

Ainda no final do dia de ontem, sexta feira (24/07), o prefeito de Rio Verde publicou vídeo em suas redes sociais pedindo que todos continuem com os cuidados e finalizou com os números atualizados da Covid-19 no município. Assista:

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: