sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

Inmet alerta para umidade do ar entre 20% e 12% em Goiás

POR | 03/08/2020
Inmet alerta para umidade do ar entre 20% e 12% em Goiás

Foto: Shutterstock/Climatempo

O

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, no último dia do mês de julho (31/07), um alerta de perigo para a baixa umidade relativa do ar em Goiás, que varia de 20% a 12%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que ela varie entre 50% e 80%.

 

Segundo a nota, as regiões mais afetadas do estado são: Central, Leste, Sul, Norte e Noroeste. Nesse período, conforme o comunicado, há risco de incêndios florestais e à saúde, além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Para Rio Verde a situação não está diferente. Confira abaixo a previsão nesta primeira semana:

 

 

De acordo com o Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (Simehgo), Goiás tem apenas duas estações sazonais que são a seca e a chuvosa. A “estação seca” começa em abril e estende-se até a primeira quinzena de outubro. O órgão reforça que, neste período, é maior o risco de incêndios florestais e de problemas à saúde decorrentes da baixa umidade do ar.

 

O Inmet também listou algumas instruções de como prevenir os problemas durante a predominação do tempo seco em Goiás. Veja abaixo:

  • Beba bastante líquido;
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;

 

Lembrando que qualquer outra informação pode ser junto à Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

 

Paralelamente, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) também emitiu um comunicado informando que as doenças alérgicas vêm aumentando em todo o mundo, inclusive no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) mostram que cerca de 30% da população brasileira têm algum tipo de alergia e, desse percentual, 20% são crianças.

 

As doenças alérgicas podem se manifestar em todos os sistemas do corpo humano e as mais comuns são as respiratórias (rinite, sinusite, asma) e cutâneas (dermatites, urticárias). Outras mais frequentes são as alimentares, alergias a medicamentos e picadas de insetos.

 

Durante a pandemia, segundo os especialistas, algumas dessas alergias podem se tornar um fator complicador para uma pessoa que contraia a covid-19.

 

Fonte: Inmet, SES, Climatempo

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: