sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Houve uma redução de 38% no índice geral de acidentes, somando os índices dos anos de 2017 e 2018 com os dados médios de até 2016, antes do plano de mobilidade urbana. Os números são da Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito - AMT.
Até 2016: a média era de 3.965 acidentes por ano. Em 2017: 2950 acidentes, houve redução de 25,60%. Em 2018: 2.040 acidentes até outubro redução estimada de 17,05%. De 2017 a 2018, com o Plano de Mobilidade Urbana, a redução prevista é de 38,28% em comparação com os anos anteriores.
A gerente de sinalização e engenharia de trânsito da AMT, Talita Caetano, fala sobre como o plano de mobilidade colaborou com essa redução.
“A nova sinalização implantada em Rio Verde através da Mobilidade Urbana, foi um estudo uma tese de doutorado desenvolvido pela Universidade de São Paulo. A cada lugar que é implantado essa sinalização reduz entorno de 60% o número de acidentes. Então essa redução de acidentes que foi de 40% nesses dois últimos anos engloba isso tudo, engloba sentido de circulação da via, sinalização nova com novos padrões, implantação de semáforos, elaboração de obras, então engloba todo esse conjunto. Nós precisamos de apoio da população porque não basta simplesmente nós implantarmos mudanças e melhorias se a população e os motoristas não respeitam a sinalização, então é fundamental esse respeito para que a gente atinja esse sucesso de mais fluidez à educação no trânsito e o respeito é fundamental”.
Situação que é complementada pela coordenadora de educação para o trânsito da AMT, Regina Lúcia explica como as ações de conscientização da AMT buscam reduzir os acidentes.
“Nós estamos com as ações voltadas para a direção defensiva em respeitar a sinalização do trânsito. Estamos com palestras em empresas, em escolas e fazendo abordagens na rua com os pedestres e motoristas. Nós iremos continuar com as campanhas de educação de trânsito porque se todos nós tivermos uma atenção, uma responsabilidade, a redução de acidentes será maior”.
Outros dados que ainda podem ser acrescentados pela assessoria da AMT de Rio Verde é a redução dos acidentes com vítimas também ter sido significativa. Caiu de 768 (média anual até o ano de 2016) para uma quantidade estimada de 477 em 2018 (até outubro foram registrados 398 acidentes do tipo). Uma queda de 37,89%.
Vale ressaltar que esses valores são ainda maiores se considerar o crescimento da frota no período como variável. Em julho de 2016, o número de veículos registrados na cidade era de 127.021 e, no mesmo mês de 2018, 137.456, um aumento de quase 8%, sem considerar os demais veículos de frota flutuante, ou seja, aqueles que circulam pela cidade mas não são registrados aqui. Finallizou a assessoria.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.