sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Hospital Municipal Universitário de Rio Verde conta agora com um Laboratório de Microbiologia, que possui a avançada tecnologia em automação microbiológica: BD BACTEC FX40 e BD PHOENIX M50. Serão em média 250 exames por mês, contando com Urocultura, Hemocultura, Ponta de Cateter, Secreção Traqueal e Líquidos Cavitários.
A tecnologia avançada vai permitir que exames que antes demoravam cerca de uma semana agora fiquem prontos em apenas três dias. “É um investimento que vai diminuir o tempo de espera com resultados e reduzir os riscos de infecção hospitalar. São peças fundamentais para o atendimento humanizado que priorizamos”, destacou Paulo do Vale.
O investimento total é de mais de R$ 270 mil.
O equipamento BD BACTEC FX40 foi concebido para a detecção rápida de bactérias e fungos em amostras clínicas (sangue e líquidos cavitarios). As amostras são coletadas nos pacientes e inoculadas diretamente em frascos de cultura BACTEC, os quais são inseridos no equipamento para incubação e análise. Quando identificados frascos com amostras infectadas, o microbiologista retira-os do equipamento para proceder a confirmação dos resultados, o isolamento, identificação e antibiograma para o microorganismo.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.