sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Na manhã desta segunda-feira (26/04), o prefeito de Rio Verde, Dr. Paulo do Vale, recebeu a imprensa para uma coletiva nas obras do Hospital Materno Infantil. A notícia principal sobre a construção do sonhado Hospital é que a nova empreiteira responsável pelo atual projeto avisou ao gestor que apesar do contrato colocar a entrega para novembro de 2023 com possibilidade de extensão de 06 meses, a obra deve ser entregue até o início do ano de 2023.
“Dois meses após a nossa entrada, em 2017, a construtora abandonou a obra e nós tivemos que fazer toda a reprogramação, que durou dois anos, que é um exigência da Caixa, e em 2020 foi feita uma nova licitação, e no final de 2020 a nova construtora retomou as obras do Materno Infantil”.
O orçamento do projeto é de aproximadamente 40 milhões de reais sendo que mais da metade do valor é de origem do próprio município. Segundo o prefeito, do total, 28 milhões de reais são para a construção da estrutura (5 milhões já foram utilizados, e dos outros 23 milhões que faltam, metade será recurso municipal e metade será recurso federal). E ainda, 12 milhões serão para a compra dos equipamentos necessários e estes, serão oriundos do município.
Contará com unidades de atendimento em três categorias, tendo UTI Adulta, UTI Pediátrica e UTI Neonatal, incluindo um setor intermediário, especial, com método canguru – que atende às mães e seus filhos ao mesmo tempo e de maneira integrada. O gestor e médico ainda lembrou que parte das atividades e verba de manutenção dos atendimentos quando começarem estão previstos do programa do governo federal chamado Rede Cegonha, que anualmente tem um orçamento para o trabalho humanizado junto às mães.
Dr. Paulo ainda demonstrou uma grande satisfação em poder atender não apenas a cidade de Rio Verde mais toda a região, com expansão e qualidade de atendimento.
“A expectativa de atendimento aqui é para 1 milhão de habitantes. Assim, será maior maternidade do interior do estado de Goiás. Vai ser um Hospital completo, para atender a mãe e o filho. Com um grande centro cirúrgico, centro obstétricos, três UTIs.”
Após a coletiva ele ainda deu uma volta na construção mostrando algumas as áreas e equipamentos que já estão adquiridos, e lembrou que tudo está sendo planejado para colocar a Unidade de Saúde em atendimento imediato, após a finalização das obras.
O prefeito aproveitou para lembrar que no segundo semestre deverá começar a desenvolver também os processo de construção do novo Hospital Municipal Universitário e, na seq uência, mais duas novas unidades de atendimento de saúde mental, junto à sede recém inaugurada no bairro Gameleira, uma de Caps-AD e outra CAPS-I. Além de quatro novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em pontos estratégicos da cidade.
Assista as principais falas do prefeito sobre a Saúde de Rio Verde:
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.