quinta-feira, 07 de agosto de 2025
Foto: Reprodução
O Japão relembra nesta quarta-feira (6) os 80 anos do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, tragédia que deixou cerca de 140 mil mortos e marcou o início do fim da Segunda Guerra Mundial. Três dias depois, um novo ataque atingiu Nagasaki, matando aproximadamente 74 mil pessoas.
Os ataques nucleares realizados pelos Estados Unidos em agosto de 1945 foram os únicos da história em tempos de guerra. Além da destruição imediata, os sobreviventes enfrentaram estigmatização e sérias consequências de saúde ao longo das décadas.
Nesta manhã, Hiroshima recebeu representantes de 120 países e regiões, incluindo a União Europeia, França, Irã, Palestina e Taiwan. Já potências nucleares como Rússia, China e Paquistão não enviaram delegações.
Durante a cerimônia, o prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, criticou a corrida armamentista e destacou a dificuldade de construir a paz em um mundo com líderes que investem em poder militar.
Hoje, Hiroshima é uma cidade moderna com mais de 1,2 milhão de habitantes, mas guarda no centro urbano as ruínas de um edifício com domo metálico — preservado como símbolo da memória e do apelo pela paz.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.