sábado, 20 de abril de 2024

Grupo de dança de Rio Verde é 3º lugar em competição de São Paulo e concorre a vaga em festival na Argentina

POR Ana Carolina Morais | 14/02/2022
Grupo de dança de Rio Verde é 3º lugar em competição de São Paulo e concorre a vaga em festival na Argentina

Divulgação / Cia Elysium

A

A palavra Elysium, que significa, segundo a mitologia grega, “estado de perfeita alegria”, foi a escolhida para dar o nome à uma Companhia de Dança de Rio Verde que participou do Becos Evolution, festival internacional de danças urbanas. O grupo, que há 2 anos mistura o hip hop, com o contemporâneo e a ginástica, conquistou o 3º lugar dessa competição realizada em Salto – SP, nos dias 5 e 6 de fevereiro, e como parte do prêmio, irá participar, junto aos outros grupos que subiram ao pódio, do sorteio de uma vaga para um festival na Argentina.

 

 

A Cia Elysium, que atualmente está em processo de expansão após ter realizado audição recentemente, viajou para a competição com o seu grupo principal, composto por cinco integrantes, sendo quatro dançarinos, Elves Ferreira Fernandes, 22 anos, que é o professor de dança e líder da companhia; Melissa Oliveira Carvalho, 16 anos; Alana Da Paz Rodrigues, 16 anos; e Thais Oliveira Proto, 16 anos; e uma assistente de palco, Maria Eduarda Parreira Rodrigues, 16 anos.

 

 

 

 

O ensaio do grupo, que se inspira em outras grandes companhias de dança como a Royal Family e o The Lab, é feito no Clube Dona Gercina, todas as terças-feiras, sábados e domingos, com carga horária de 4 horas. A Cia buscou o apoio da prefeitura de Rio Verde, em contato com a Secretaria de Esporte, sendo atendidos por meio do pagamento do transporte e da estadia do motorista. O restante da verba para estadia e alimentação pessoais foi arrecadada por patrocínios individuais.

 

 

“Eles fizeram a solicitação junto ao município e de pronto já autorizaram o transporte e nós viabilizamos (...) Eles estiveram em Salto-SP, representando Rio Verde, foram premiados e levaram o nome da nossa cidade para mais um evento”, contou Fernando César Pazotti, secretário municipal de Esportes, em entrevista à Rádio Líder 95 fm.

 

 

Além dos longos ensaios três vezes na semana, os bailarinos enfrentam, ainda, outros desafios, como a desvalorização dessa arte. “Muitas pessoas ainda acham que viver de dança/arte é a escolha de quem não quer ter um trabalho que elas julgam ser ‘de verdade’”, conta Elves. Apesar disso, tanto o professor quanto as alunas recebem muito apoio da família. “É simplesmente perfeito [ter o apoio de familiares], pois eu sei que posso contar com eles”, revela Melissa Oliveira.

 

 

 

 

 

A conquista no festival, para as jovens do grupo, significa ter a consciência de que é possível alcançar o que se deseja. “É como saber que somos capazes de fazer algo que achávamos impossível”, diz Alana. “É uma nova oportunidade para minha evolução e para a evolução do grupo e uma chance de conhecer ritmos, lugares e pessoas novas”, complementa Maria Eduarda.

 

 

Foi a primeira vez em que a Cia Elysium participou de uma competição. Segundo Elves, o resultado da 3ª colocação é fruto da dedicação deles. “Isso é a materialização do nosso trabalho duro. Foi uma alegria que tenho certeza que nunca senti antes, como se fosse a confirmação de que estou no caminho correto”, contou o professor de dança, que afirmou que todos do grupo estão ansiosos para o resultado do sorteio entre os três primeiros colocados, que valerá uma vaga em um festival na Argentina.

 

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: