quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Goiás promove Dia D de Prevenção e Combate a Incêndios na Zona Rural de Rio Verde e outras regiões

POR | 31/05/2022
Goiás promove Dia D de Prevenção e Combate a Incêndios na Zona Rural de Rio Verde e outras regiões

Redação Jornal Somos

A

Amanhã, quarta-feira (1/6), acontecerá ações de Aceiros e Podas em Rio Verde, Morrinhos, Alto Paraíso, Cristalina e Goianésia. A organização do evento é pelo Comitê Técnico de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural de Goiás. O evento ocorrerá, simultaneamente, a partir das 9 horas, nos cinco municípios. Ao lado dos parceiros que compõem o Comitê, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) reunirá lideranças locais e produtores para falar da importância de prevenir incêndios, demonstrar técnicas de aceiros e podas e mapear possíveis estruturas auxiliares de combate ao fogo em cada região.

 

 

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, destaca que o Dia D é importante por levar informações e disseminar boas práticas de prevenção e combate ao fogo no período seco do Cerrado.

 

“Proteger o meio ambiente é também proteger o agro, e a criação do Comitê foi importantíssima para unir esforços neste sentido. Estamos trabalhando juntos para colher melhores resultados para todos. Vamos fazer uma grande ação, em parceria com sindicatos Rurais e produtores”, afirma ele.

 

Em Rio Verde, o evento será no Tatersal, na saída da cidade para Montividiu. O Tenente Leandro Dias que é coordenador da Operação Cerrado Vivo, lembra da importância do fazer estas ações de prevenção, principalmente em regiões em que os índices são mais alarmantes que é Rio Verde.

 

"Ano passado Rio Verde foi a terceira cidade do Estado com o maio número de focos de incêndio. Entretanto vale lembrar que através destas ações de aceiros e podas, assim como da limpeza das áreas públicas urbanas, conseguimos pelo menos limitar o número total de áreas incendiadas, reduzindo neste ponto." Ele ainda completou sobre os números que neste ano já acendem o alerta: "Na mesma época ano passado, era 76 focos de incêndio até agora, em 2022, até agora já são 106 focos atendidos pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Goiás, em Rio Verde"

 

 

Os superintendentes de Produção Rural Sustentável, Donalvam Maia, e de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social, José Ricardo Caixeta Ramos, estarão em Rio Verde e Cristalina, respectivamente. Outras autoridades estaduais abrirão as atividades em Alto Paraíso, Goianésia e Morrinhos.

 

 

Além das entidades que compõem o Comitê Técnico de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural do Estado de Goiás, o Dia D de Aceiros e Podas 2022 tem a parceira de Prefeituras Municipais (Alto Paraíso, Cristalina e Goianésia), Sindicatos Rurais (Alto Paraíso, Cristalina, Goianésia, Morrinhos e Rio Verde), Faeg Jovem (Alto Paraíso, Goianésia e Rio Verde) e da Fazenda Volta da Serra (Alto Paraíso).

 

 

O Comitê Técnico de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural do Estado de Goiás foi criado em julho de 2021. As entidades que integram o grupo são:


• Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO)
• Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO)
• Corpo de Bombeiros Militar de Goiás
• Enel Distribuição Goiás
• Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)
• Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg)
• Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio)
• Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO)
• Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO)
• Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO)
• Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)
• Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - GO
• Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaçúcar)
• Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg)
• Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Goiás (PRF)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: