sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

Goiás envia 200 bolsas de sangue para Pernambuco

POR Thaynara Morais | 07/06/2022
Goiás envia 200 bolsas de sangue para Pernambuco

Britto e Flávia Rocha

A

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) enviou nesta segunda-feira (06/06), 200 bolsas de sangue para o estado de Pernambuco. A remessa foi enviada após solicitação do Ministério da Saúde para auxiliar a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), que possui déficit de 40% no estoque. As bolsas possuem concentrada de hemácias de dois tipos sanguíneos: A e O positivo. Cada uma pode beneficiar até quatro pessoas.

 

 

 

De acordo com a diretora de Hemoterapia do Hemope, Anna Fausta Cavalcante, nas últimas três semanas Pernambuco tem passado por situação crítica devido às fortes chuvas do estado, o que comprometeu bastante o estoque de sangue da Hemope. “[...] o que nos levou a pedir ajuda da Coordenação de Sangue, que prontamente mobilizou outros hemocentros em favor de melhorar nosso estoque”.

 

 

 

Ainda segundo a diretora de Hemoterapia, o apoio do Hemocentro de Goiás e dos demais estados que os auxiliou será fundamental para garantir a manutenção do serviço de hemoterapia em Pernambuco.  “Agradecemos a todos os hemocentros que enviaram bolsas de sangue para atender a população pernambucana, que precisa continuar com seus tratamentos. É importante salientar que mesmo diante dessa tragédia as pessoas continuam adoecendo, continuam acontecendo acidentes e a gente precisa atender esse público”, reforça.

 

 

 

Como doar

 

Os interessados em agendar a doação em uma das unidades da Rede Hemo, podem acessar o site agenda.hemocentro.org.br ou ligar no número 0800 642 0457. Para ser um  doador é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis. Aqueles que tomaram vacina da febre amarela ou sarampo devem aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para a vacina contra gripe o prazo é de 48 horas.

 

 

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: