sexta-feira, 26 de abril de 2024

Gepatri de Rio Verde prende suposto autor de homicídio em Juazeiro com apoio da Polícia Civil da Bahia

POR | 12/07/2022
Gepatri de Rio Verde prende suposto autor de homicídio em Juazeiro com apoio da Polícia Civil da Bahia

Imagem: Divulgação/Polícia Civil de Goiás

N

Nesta segunda-feira (11/7), a Polícia Civil de Rio Verde, através do Gepatri (Grupo de Repressão a Crimes Patrimoniais), em parceria com a Polícia Civil da Bahia, prendeu preventivamente o suposto autor dos crimes de homicídio triplamente qualificado e furto acontecidos em 26 de junho deste ano.

 

O senhor Jucinaldo Freite da Silva inicialmente foi procurado pela ação criminosa intitulada como latrocínio (roubo seguido de morte) ante a subtração de uma motoneta e outros objetos da vítima, entretanto com as investigações descobriu-se outros detalhes que levaram a Polícia Civil de Rio Verde a representar pela expedição de mandado de prisão preventiva em desfavor do indivíduo pela execução do homicídio de Francisco da Silva, além do furto do veículo e outros objetos da vítima.

 

Ele foi encontrado na cidade de Juazeiro, na Bahia, onde segundo a Polícia, era contumaz na prática de crimes no município bahiano, oportunidades em que fornecia o nome de outro irmão, este de prenome “Jucivaldo” e já morto, fatos que serão investigados pela Polícia Civil do Estado da Bahia.

 

A Polícia ainda reforça que as penas máximas cominadas aos crimes podem, somadas, ultrapassar os 30 (trinta) anos de reclusão em caso de condenação. Porém a imagem do mesmo está sendo divulgada nos termos da Lei nº 13.869/2019, portaria normativa nº 02/2020/DGPC e portaria nº 547/2021/DGPC, tendo em vista o interesse público no sentido de identificar outras eventuais vítimas de crimes praticados pelo investigado, tendo em vista os indícios de contumácia na utilização de qualificação falsa.

 

O crime

 

Preliminarmente, evidências no local já indicavam o excesso de crueldade na execução do crime de homicídio por parte do investigado. A ação criminosa foi consumada com marteladas na cabeça e esgorjamento (corte no pescoço) da vítima. Francisco ainda foi deixado deitado e parcialmente nu em sua cama após o delito.

 

A investigação concluiu pela atuação premeditada do investigado dirigida a matar a vítima, tanto que testemunhas afirmaram em depoimentos que Jucinaldo chegou a comparecer na residência do idoso uma semana antes dos fatos e de posse de uma faca com a intenção de tirar a vida de Francisco, somente não consumando o intento por circunstâncias alheias a sua vontade (a vítima não estava no local na oportunidade).

 

O histórico da apuração indica que a vítima, um senhor idoso de 72 anos, costumava fornecer abrigo e comida para Jucinaldo. Entretanto, após o investigado passar meses na cadeia após sua prisão ocorrida no mês de novembro de 2021 pela prática de outro crime contra a vida (tentativa de homicídio cometida pelo investigado em desfavor de um sobrinho), a vítima ficou com receio de abrigá-lo novamente em sua casa, associado ao fato de que desconfiava do investigado como autor de pequenos furtos ocorridos no passado em sua residência.

 

A motivação fútil do crime, segundo apontamentos de testemunhas, estaria centrada justamente na suposta recusa da vítima em fornecer novo abrigo fundada no comportamento criminoso de Jucinaldo, situação que desencadeou no investigado a vontade de matar a pessoa de Francisco.

 

Após a execução do crime, o investigado fugiu para a cidade de Juazeiro, no estado baiano, sendo localizado pelo setor investigativo de Rio Verde/GO e preso pela Polícia Civil da Bahia após o compartilhamento de informações e do mandado de prisão preventiva.

 

Outro

 

Interessante pontuar que o investigado Jucinaldo procurou a imprensa no mês passado com a informação de teria supostamente ficado preso injustamente por um período de seis meses no lugar de seu irmão Josivaldo.

 

Nesse ponto, a título de esclarecimento, Jucinaldo praticou tentativa de homicídio em desfavor de um sobrinho, fato ocorrido no dia 28/11/2021, na cidade de Rio Verde/GO, ocasião em ele próprio indicou a qualificação de seu irmão Josivaldo, sendo inclusive autuado em flagrante delito com o nome falso do irmão.

 

Ocorre que Jucinaldo não contava que seu irmão Josivaldo possuísse mandado de prisão preventiva por homicídio praticado na cidade de Acreúna/GO, sendo a medida cautelar cumprida no ato da lavratura do Auto de Prisão.

 

Ou seja, pelo fornecimento de nome falso, além do crime que cometeu (autuado em flagrante), Jucinaldo respondeu preso pelo delito praticado pelo irmão, fato este já esclarecido pela justiça da cidade goiana.

 

No mês passado, ao ser solto pela justiça de Acreúna/GO, Jucinaldo voltou à prática delituosa ao matar e subtrair bens da vítima Francisco.

 

Em conclusão, em menos de um ano, há indícios claros de que Jucinaldo Freire da Silva praticou, de fato, tentativa de homicídio (contra o sobrinho), homicídio e furto (em desfavor da vítima Francisco).

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: