sexta-feira, 29 de março de 2024

Rio Verde

Fungos nas unhas causas e prevenções

POR Jornal Somos | 06/07/2018

Você tem algo diferente nas unhas? Uma coceirinha, manchas, deformação e massinhas excessivas e não sabe identificar? Veja a solução aqui!

Fungos nas unhas causas e prevenções
O

Os fungos, ou melhor, a onicomicose, termo médico para o fungo das unhas, pode ocorrer tanto nos pés quanto nas mãos. São organismos microscópicos que não necessitam da luz solar para sobreviver. As unhas dos pés são mais afetadas pois oferecem um ambiente mais propício ao desenvolvimento deles (umidade, escuro e aquecimento). Além disso, a queratina (material de que a unha é composta), "alimento" dos fungos, é mais abundante nas unhas dos pés que nas das mãos. As onicomicoses representam tanto um problema de saúde quanto um problema estético e, sob ambas, requerem uma solução.

 

As onicomicoses são causadas por fungos contraídos do solo, de animais ou de outras pessoas, por meio de instrumentos cortantes contaminados ou mal esterilizados, como, por exemplo, alicates e tesouras. As pessoas com imunodeficiências, diabetes, psoríase, etc. estão mais dispostas às micoses de unhas que as outras.

 

Em uma entrevista para o Jornal Somos a podóloga Adriana Leão,que atende em Rio Verde, esclarece. “Os fungos podem vim de vários lugares, podem estar até mesmo no vento. Se encontram em materiais de manicure não esterilizados, passando o fungo de um cliente para outro. Eles também estão presentes em águas ao redor de piscinas de clubes que tem grande movimentação de pessoas, em contato diretamente com essa água. E existem diversos tipos de fungos, fora ao que se manifesta nas unhas, como os fungos que causam o suor forte, o odor das axilas, o chulé e também a caspa.”

 

Os sintomas nas unhas são variados podendo ocorrer o espessamento e descolamento das unhas, além das manchas esbranquiçadas ou mais escuras, odor, deformação e destruição das mesmas. As onicomicoses podem ser completamente curadas com medicamentos e recursos adequados. Se não tratadas, elas constituem uma porta de entrada para múltiplos micro-organismos que podem ocasionar infecções graves.

 

A Podóloga diz que em casos mais graves do comparecimentos dos fungos, o aconselhável é procurar um dermatologista para fazer uma biópsia, e depois fazer um tratamento com medicamentos orais. “O podólogo atua na limpeza e trata com medicação local. O tratamento com o podólogo deve ser rigoroso e obediente para a cura total dos fungos. É muito importante que o paciente esteja em tratamento de medicamentos orais com um dermatologista juntamente com os tratamentos físicos e até estéticos de um podólogo”.

Como prevenir as onicomicoses?

• Mantenha hábitos de higiene rigorosos nas mãos e nos pés.

• Evite andar descalço em pisos molhados.

• Evite mexer com a terra sem usar luvas.

• Use sempre seu próprio material de manicure.

• Na medida do possível, procure usar calçados largos e bem ventilados.

• Caso você use vestiários de academias para tomar banho, use sempre um chinelo, evitando pisar diretamente no chão.

• Prefira as meias de algodão às de tecido sintético.

• Secar bem os pés depois do banho.

 

Se você acha que suas unhas podem estar com algum destes sintomas citados, procure um dermatologista ou um podólogo que pode te ajudar.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: