quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem: reprodução
O frigorífico localizado em Rio Verde, no sudoeste goiano, é o único no Brasil que continua impedido de enviar carne suína e aves para a China. O Embargo feito pelo país chinês que analisa realizar uma auditoria virtual de técnicos nos próximos dias para liberar a venda e retomar as relações brasileiros interrompidas em março 2018, por conta da operação trapaça que foi um desdobramento das investigações chinesas da Carne Fraca realizada o ano anterior.
Na operação, era investigada a suspeita de adulteração em resultados de análises relativas à presença de salmonela nos produtos. A planta em questão é a da BRF Rio Verde. O Governo Federal vem intermediando a auditoria.
Para a planta voltar a ser habilitada, o Ministério da Agricultura dará novamente todas as garantias e o aval aos chineses de que a empresa irá cumprir as regras do protocolo sanitário bilateral.
A expectativa em Brasília é que o anúncio da retirada da suspensão ocorra em breve, embora a decisão dependa exclusivamente do lado chinês, sem definição de prazo para ocorrer, e há o risco de informação truncada atrapalhar o processo.
Com informações Globo Rural
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.