sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

Final de semana em Rio Verde será intercalando sol, nuvens e possíveis chuvas

POR | 11/02/2022
Final de semana em Rio Verde será intercalando sol, nuvens e possíveis chuvas

Foto enviada por Marcelo Oliveira

C

Com dias cheios de nuvens e chuvas, e chegando o final de semana, fica a dúvida de como será os próximos dias. Sobre isto, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) avisou que nesta sexta-feira o corredor de umidade que passa sobre Goiás começa gradativamente a perder intensidade. Mas ainda haverá muita nebulosidade espalhada na atmosfera que, combinada com o calor, auxilia na formação de áreas de instabilidade em várias regiões do Estado. Em consequência, a previsão é de pancadas de chuvas isoladas, que podem ser acompanhadas de rajadas de vento e raios.

 

 

Em Rio Verde, segundo o Prof. Dr. Gilmar Oliveira Santos da Universidade de Rio Verde (UniRV) e climatologista responsável pelo Centro de Metereologia de Rio Verde, nos últimos dias as chuvas foram intensas e devem iniciar uma queda mas ainda serão presentes para este final de semana.

 

"Quanta chuva aqui em Rio Verde nos últimos dias! Essa chuva é resultado de uma zona de convergência do Atlântico Sul, em outras palavras, é um vento com muita umidade e nebulosidade, que vem da região Amazônica, que passa por parte da região Centro-Oeste e desce para região Sudeste, e essas características, faz com que a chuva chega até a nossa região e permaneça o período chuvoso por alguns dias, então a previsão para os próximos dias aqui na região, pelo menos até domingo para segunda-feira, pode ser que tenhamos algumas horas de sol, mas deve permanecer um pouco mais nublado, e com possibilidade de chuva à tarde, quanto à temperatura deve permanecer entre 18ºC e 30ºC, e a umidade do ar deve ficar entre 70% a 100%.”

 

 

E o professor Doutor ainda lembra que isso faz diferença sobre a atividade agro que é intensa na região.

 

“Essa condição aqui para nossa região, em que temos atualmente muitos agricultores querendo fazer a colheita da cultura da soja, isso dificulta, porque com o grão úmido, o produtor acaba tendo que deixar o grão na lavoura por mais alguns dias, por outro lado, aquele agricultor que já conseguiu fazer a semeadura do milho, ele já está um pouco mais contente, porque esse volume de chuva é expressivo, certo que em ambas as condições é preciso ter radiação solar para dar mais condição à semente. Mas para o final de semana, pode ser que tenhamos horas de brilho solar, mas será uma quantidade pequena, deve prevalecer mais dias nublados, e com chuva a qualquer momento, principalmente no período da tarde.”

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: