sábado, 18 de janeiro de 2025

Rio Verde

Final de gestão de Lissauer Vieira traz à tona um político de legado e êxitos

POR | 26/10/2022
Final de gestão de Lissauer Vieira traz à tona um político de legado e êxitos

Redação Jornal Somos

A

Ao final deste ano de 2022, o rio-verdense e presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado estadual Lissauer Vieira deixará a gestão do legislativo, mas não há como negar seus feitos à frente da casa em sua trajetória política.

 

Lissauer sempre é comentado pelos páreas, autoridades e sociedade. Entre os adjetivos que recebe estão habilidoso, pautado pela ética, seriedade e transparência. Por isso entre suas conquistas está ser considerado um dos melhores presidentes que já se passaram por aquela Casa de Leis. A prova disto foi sua reeleição como presidente da Casa para o biênio 2021-2023 por unanimidade. Algo totalmente inédito e até mesmo inesperado, mas atestou sua gestão de diálogo e compromisso público.

 

Outro de seus grandes feitos, está a construção da nova sede, por exemplo, em plena pandemia da Covid, que, mesmo com as todas as adversidades do período, atuou com responsabilidade e com o respeito ao dinheiro público, resultando na entrega de uma obra paralisada há anos.

 

 

Reflexo disto também se apresentou ao ser cotado no período pré-eleitoral como um dos possíveis candidatos a deputado federal mais fortes em todo o estado, sendo, talvez, o mais votado do território goiano. No entanto, após o falecimento de seu pai, em fevereiro deste ano, ele desistiu do projeto por questões pessoais e familiares.

 

Posteriormente, atendendo o “clamor” de prefeitos, vereadores, deputados e lideranças dos quatro cantos de Goiás, decidiu colocar o seu nome à disposição como pré-candidato ao Senado, mas, após diálogo com o seu partido, entendeu que o melhor caminho a seguir seria o da união e do fortalecimento da chapa. Decisões, estas, que demonstram o equilíbrio, a sabedoria e a humildade, características que fazem de Lissauer Vieira uma das figuras de maior credibilidade em todas as esferas públicas de Goiás.

 

 

Inclusive em harmonia com o executivo, uma habilidade que poucos homens públicos possuem. Através dessa relação independente, mas ao mesmo tempo harmônica com o governo estadual, Lissauer conseguiu ampliar e fortalecer a base do governador Ronaldo Caiado na Casa e avançar em discussões extremamente importantes, sobretudo, no que tange à situação fiscal de Goiás, como a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para o refinanciamento de débitos com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

 

Para isso implantou de forma inédita em Goiás o Sistema de Deliberação Remota (SDR), o que permitiu que os projetos fossem discutidos e votados de forma não presencial, refletindo, assim, no amplo suporte aos mais afetados pela crise sanitária no estado em todas as áreas.

 

Por fim, além de todas essas “façanhas” à frente da presidência da Alego, Lissauer ainda assumiu, nas eleições deste ano, a coordenação-geral da campanha vitoriosa do governador Ronaldo Caiado. Para alguns, uma verdadeira “mão abençoada”, mas a realidade que não se pode negar é que Lissauer Vieira é, de fato, um gestor nato, que traz consigo a ética, o respeito com a máquina pública e, acima de tudo, o desejo de ver um estado cada vez mais pujante, justo e com qualidade de vida para todos os 7 milhões e duzentos mil goianos.

 

 

Fica a pergunta quanto ao seu caminho a partir de 2023, entretanto com uma certeza de que qualquer que seja o convite e decisão tomada terá unidade com o caminho traçado por ele até aqui.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: