sábado, 18 de janeiro de 2025
Imagem: Jornal Somos
A população tem feito diversos registros da fumaça que cobre a cidade de Rio Verde–GO neste sábado (24), devido ao grande número de incêndios na região.
Por conta do clima seco, com baixa umidade relativa do ar, altas temperaturas e velocidade do vento que atinge em média 14 km/h, a ocorrência de incêndios florestais, tanto na área rural quanto em regiões urbanas, são mais comuns nesta época do ano.
Com a intensa velocidade do vento, a fumaça consegue se propagar por regiões mais distantes, o que acaba afetando a qualidade do ar na zona urbana, e consequentemente a saúde da população.
Um estudo mostrou que a fumaça das queimadas florestais, podem ter toxicidade maior do que outros tipos de incêndio, já que ela pode afetar algumas células imunológicas dos pulmões.
"Mesmo alguém que esteja longe de uma fonte de incêndio ainda pode ter sua saúde prejudicada pela inalação de fumaça oxidada e altamente diluída", afirmou à BBC o químico atmosférico Athanasios Nenes, do Instituto Federal de Tecnologia de Lausanne, na Suíça.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.