sábado, 18 de janeiro de 2025
Perca da produção de 12 mil pés de alfaces e rúculas por desligamento de energia
Redação Jornal Somos
Na manhã de ontem (25), foi interrompida a energia da Fazenda São Tomaz de Rio Verde, local que produze alfaces e rúculas em estufas hidropônicas, que dependem 100% da energia para que as bombas joguem água nos perfis para o desenvolvimento das plantas.
A companhia de energia não informou aos produtores da região da falta de energia, que foi ocasionada por uma manutenção da rede. A interrupção ocorreu por volta das 9h da manhã e só voltou ao funcionamento às 14h da tarde,de acordo com a responsável da plantação hidropônica Lyvia Mendes, que entrou em contato com a ENEL para notificar a queda de energia, e a necessidade do fornecimento, “Liguei lá, falei que não poderíamos ficar sem energia e que se não fosse normalizada, eu teria perda total da produção. Nada foi resolvido e minha produção de 12 mil pés morreu”.
Lyvia contou ao Jornal Somos que tem pontos para entregar sua produção, e agora com toda a perca, não tem produtos para fornecer. “Tenho pontos de entregas, como restaurantes, feirantes e supermercados e agora não tenho produtos para fornecer, estou sem saber o que fazer, com compromissos para pagar, como por exemplo meus funcionários...”.
Depois da perda, se decidirem recomeçar, podem demorar em média 40 dias para terem produtos disponíveis para entrega. “O maior problema é o que vamos fazer com os clientes que solicitam nossos produtos? E os prejuízos?!” questiona Lyvia, indignada com a situação.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.