sexta-feira, 29 de março de 2024

Rio Verde

Faculdades abertas para todos

POR Jornal Somos | 17/09/2018
Faculdades abertas para todos

Reprodução/ABMES

C

Começa hoje e termina no próximo sábado (22) a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, organizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes). A ação, que conta com três universidades particulares rioverdenses, promove atividades conduzidas por professores, alunos e funcionários das instituições, realizando atendimentos à comunidade em áreas como consultoria jurídica, orientação profissional e educacional, assistência à saúde, promoção da inclusão digital e atividades culturais, recreativas e esportivas para todas as idades.

 

“O objetivo principal é fortalecer a parceria entre instituições de ensino e sociedade. É a instituição prestando serviço para a comunidade na qual está inserida. Isso faz com que seja fortalecido o laço com a comunidade local”, diz o diretor-executivo da Abmes, Sólon Caldas. A expectativa, de acordo com ele, é de que mais de 900 instituições de ensino participem nesta edição

 

A Universidade de Rio Verde (UniRV), o Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER (Faculdade Objetivo) e Faculdade Almeida Rodrigues (FAR) participarão da ação. As ações garantem às instituições a certificação com Selo Instituição Socialmente Responsável, reconhecendo a importância do vínculo entre o universo acadêmico e a comunidade. As instituições precisam cadastrar as ações de responsabilidade social no sistema especialmente desenvolvido pela Abmes, onde também devem ser inseridas informações e registros como fotos e dados estatísticos das atividades.

 

A campanha, que está na 14ª edição e que já realizou mais de 15 milhões de atendimentos à comunidade, foi criada após a sanção da Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pela norma, contará na avaliação das instituições de educação superior, feita pelo Ministério da Educação, a contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento socioeconômico, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural. Caso sejam mal avaliadas, as instituições podem sofrer sanções.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: