quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Estudantes do programa GoiásTec que estão cursando a 3° série do Ensino Médio, na extensão do Colégio Estadual Frederico Jaime, localizado na zona rural de Rio Verde, participarão da 16ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) 2022. O evento será realizado entre os dias 24 e 27 de outubro em Barra do Piraí, cidade do interior do Rio de Janeiro.
Após uma disputa interna entre 17 turmas do programa GoiásTec, a equipe selecionada foi a “Toca da Onça” que é formada pelos estudantes Luíza Vitória Silva, Sidney Analias e Pedro Henrique Vargas, sob a orientação do professor de Física e Matemática do programa, George Fontenelle, e da professora mediadora Adriana Aparecida da Silva, que ajudou na construção do foguete experimental.
O professor Fontenelle explica que durante a preparação dos alunos foram estudadas as disciplinas de Química, Física e Matemática. “Nossa meta é chegar em 340 metros de distância e eu acredito que, com os detalhes ajustados, a gente consiga ficar entre as três primeiras colocações. Mesmo competindo com pessoas que participam há muito tempo, nós buscamos alcançar um ótimo resultado”, ressalta ele.
O objetivo dos alunos é atingir um grande deslocamento prolongado do foguete. “Agora só estamos aguardando ansiosos e esperançosos para ir ao Rio de Janeiro participar dessa competição”, destaca a estudante Luíza Vitória.
O programa GoiásTec oferece aulas, via vídeo, para estudantes que residem em locais de difícil acesso, como povoados, distritos, assentamentos, além de comunidades quilombolas e indígenas. As aulas são produzidas nos estúdios de mediação tecnológica que funcionam na TV Brasil Central, emissora do Governo de Goiás, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) é uma olimpíada aberta com foco na construção e lançamento de um foguete experimental feito por estudantes das redes pública e privada das zonas urbanas ou rurais. Participam os alunos de todo o país do Ensino Fundamental e Médio, divididos em quatro níveis de conhecimento com a participação supervisionada por professores.
*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela jornalista Camilla Paes
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.