terça-feira, 23 de dezembro de 2025
Foto: Divulgação
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Laje, em Rio Verde, inicia operação definitiva em janeiro de 2026, consolidando um importante avanço no sistema de esgotamento sanitário do município. A unidade recebeu investimentos de aproximadamente R$ 39 milhões.
As obras começaram em janeiro de 2024 e foram executadas pela BRK, empresa subdelegada pela Saneago para operar o esgotamento sanitário na cidade. Desde abril de 2025, a estação estava em fase de operação assistida, período voltado a testes, ajustes técnicos e validação do desempenho do sistema. Essa etapa se encerra em dezembro, com a entrega oficial da operação no início do próximo ano.
A ETE Laje foi projetada para ampliar a capacidade de tratamento de esgoto e redistribuir os fluxos do sistema, atuando de forma complementar à ETE Chapadinha. A unidade trata efluentes de bairros já consolidados, e não apenas de novas ligações.
Bairros atendidos
Atualmente, a estação recebe esgoto de bairros como Residencial Nilson Veloso 1 e 2, São Felipe, Santo Agostinho, São João, São Joaquim, Dona Gercina, Eldorado, Maranata, Primavera, Pauzanes, Liberdade, Céu Azul, Parque dos Girassóis, Parque Dom Miguel, Setor Industrial, Monte Sião, Bairro Popular, Anhanguera e Martins, entre outros.
Com a operação definitiva, também passarão a ser atendidos bairros que estão com a infraestrutura em fase final, como Residencial Reserva do Parque, Santa Clara, Rio Verdão, Boa Vista, Recanto das Emas, Parque do Diamante e Lázaro Pimenta.
População beneficiada
A ETE Laje tem capacidade para atender até 7 mil ligações de esgoto, beneficiando cerca de 22,4 mil pessoas. A capacidade inicial de tratamento é de 49 litros por segundo.
A unidade utiliza a tecnologia CFIC (Fluxo Contínuo com Limpeza Intermitente), um sistema compacto de tratamento biológico que inclui etapas de decantação e desinfecção, garantindo eficiência operacional e atendimento às normas ambientais.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.