sábado, 23 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Segundo Nota Técnia Nº012, publicada hoje, terça feira (04/08), pelo Centro de Operações de Emergência em Sáude (COES-RV), responsável pela normas e ações de enfrentamento ao novo coronavírus em Rio Verde, os estabelecimentos que cumprirem as medidades de prevenção de Covid-19 descritos no documento poderão funcionar entre 06 horas da manhã e 22 horas, da noite. Entre eles se incluem mercados, supermercados, hipermercados, atacarejos e todos os outros estabelecimentos que comercializem alimentos e bebidas.
De maneira resumida, entre as medidas obrigatórias, se incluem os cuidados de disponibilizar álcool em gel, tapetes com solução específica, manter distanciamentos, cuidados com funcionários e clientes, marcações, etc. Além de disponibilizar métodos de limpeza descartável, e higienizar ambientes e itens de uso comum, como carrinhos e cestos de compras, com regularidade.
Lembramos ainda que, segundo a Nota, os responsáveis pelo estabelecimento devem solicitar que pessoas externas, como entregadores, não entrem no local de manipulação dos alimentos. E também que os dispensadores de água que exigem aproximação da boca para ingestão, devem ser lacrados em todos os bebedouros, permitindo-se o funcionamento apenas do dispensador de água para copos. Os estabelecimentos deverão fornecer copos descartáveis aos clientes e funcionários.
Entre os itens totalmente proibidos, estão qualquer ambiente de “espaço Kids”. E nos locais onde a venda é por método de bufê, dispor de barreiras de proteção, nos equipamentos de bufê, de modo a prevenir a contaminação dos alimentos em decorrência da proximidade ou da ação do consumidor e de outras fontes.
Confira NOTA COMPLETA (CLIQUE)
COMIDA DE FEIRA
Ontem, segunda feira (03/08), também saiu uma nova Nota Técnica quanto as normas de funcionamento da Feiras, e com uma diferença de como vinha sendo feita as atividades em Rio Verde, pode-se comer no local. Segundo a Resolução XIII: As barracas de alimentos e bebidas devem dispor suas mesas 1,5m de distância e o cliente terá um prazo máximo de permanência de 40 minutos.
CONFIRA NOTA COMPLETA DA FEIRA
Para mais informações, o COES-COVID-19 disponibiliza os canais:
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Parceria entre Sindicato Rural de Rio Verde e Senar Goiás visam aumentar a qualidade da mão de obra na região