segunda-feira, 17 de novembro de 2025
Foto: Divulgação
A cidade de Rio Verde será palco de duas noites especiais dedicadas à valorização da cultura afro-brasileira, com a apresentação do espetáculo “Que se diz de Liberdade”, do Grupo Arar’Arte. As encenações acontecem na terça-feira (18), às 19h, durante o evento “Protagonismo Negro” no IF Goiano, e na quarta-feira (19), também às 19h, na Praça do Bairro Popular, dentro da programação oficial da Prefeitura Municipal para o Dia da Consciência Negra.
Escrita e dirigida por Pedru Maia, a peça conduz o público por um percurso poético que atravessa ancestralidade africana, resistência quilombola e formação da identidade brasileira. O espetáculo revisita a dor da travessia nos navios negreiros e destaca a força que marcou gerações, ressaltando o legado de Zumbi dos Palmares e o papel dos quilombos como espaços de comunidade, ordem e rebeldia.
Com elenco formado majoritariamente por atores negros, a montagem conecta passado, presente e futuro, reforçando memórias ancestrais e projetando uma visão de união e afirmação. A proposta é emocionar e inspirar, mostrando que liberdade é mais que lembrança — é construção contínua.
A sonoplastia é assinada por Cris Gouveia e Gil Venâncio; a iluminação, por Jonathas Silva; e a cenografia, por Benício de Souza. No elenco estão Benicio de Souza, Débora Cardim, Pedro Ferreira, Derick Paiva, Kat Gama e Lorena Sampaio.
As apresentações são gratuitas e abertas ao público, convidando toda a comunidade rio-verdense a celebrar, refletir e fortalecer os laços com a ancestralidade africana durante o mês da Consciência Negra.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.