Rio Verde

Especial UniRV 50 anos – Por que estudar na maior universidade do sudoeste?

POR Thaynara Morais | 05/04/2023
Especial UniRV 50 anos – Por que estudar na maior universidade do sudoeste?

Reprodução/UniRV

A

A Universidade de Rio Verde – UniRV completou seus 50 anos de uma história que trouxe inovação para a educação goiana e para a cidade de Rio Verde.

 

 

Uma das universidades mais conceituadas do Brasil, a UniRV leva seu trabalho a sério quando se trata de qualidade. Fundada em 1973, a faculdade atualmente é uma das principais Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás, porém esse espaço foi conquistado com o decorrer do tempo.

 

 

O instituto já foi chamado de Fafi (Faculdade de Filosofia), FURV (Fundação Universitária de Rio Verde), em março de 1973 passou a ser FESURV (Fundação de Ensino Superior de Rio Verde) e em fevereiro de 2003 foi criada a Universidade de Rio Verde – UniRV.

 

 

A UniRV também está espalhada por Goiás nas cidades de Aparecida de Goiânia, Caiapônia, Goianésia, Formosa e Luziânia. Atualmente, cerca de 5 mil acadêmicos frequentam um dos 34 cursos de graduação oferecidos nas quatro grandes áreas: Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e Engenharias; Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Agrárias, 11 cursos de curta duração e 15 cursos de pós-graduação.

 

 

O mestrado em Produção Vegetal é um dos destaques da universidade. Implantado em 2004 e recomendado pela Capes/MEC foi o primeiro a ser oferecido por uma instituição de nível superior do interior de Goiás.

 

 

Em Rio Verde, a universidade possui, além do Prédio Administrativo, outros prédios espalhados pela cidade, são eles:

 

- Prédio Centro de Negócios

- Prédio Administrativo - Extensão Centro

- PIBID

- Clínica Escola de Medicina

- Clínica Escola de Medicina Veterinária

- Clínica de Nutrição

- Clínica de Fisioterapia

- Clínica de Psicologia

- Clínica de Odontologia

- Núcleo de Práticas Jurídicas

- Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher – DEAM

- Setor Jurídico/Diploma

- Departamento de Licitações e Contrato

- Academia Escola

 

 

Todos os prédios são pensados na especialização dos alunos. A instituição conta com mais de 100 laboratórios para pesquisa, 8 núcleos de estímulo à prática de atividade socioculturais e científicas, 12 clínicas-escola, 1 academia-escola, 1 fazenda experimental, 1 academia gratuita para servidores e acadêmicos, 2 consultórios odontológicos com 4 salas de raio-x, 1 laboratório de imaginologia e 64 consultórios de atendimento, além de biblioteca física com acervo de mais de 80 mil obras e 3 bibliotecas virtuais com acesso a mais de 20 mil publicações. É preciso citar ainda que a UniRV conta com 1 centro de convenções com capacidade para 3 mil pessoas, 2 mini-auditórios e outros 10 auditórios, 1 área de convivência composta por 1 praça e 1 teatro arena com capacidade para 330 pessoas, mesas e bancos, pergolados sombreados, bancos para descanso e espaço com paisagismo, além de um Bloco de Laboratório que está sendo construído para abrigar 30 laboratórios para os cursos da área da saúde.

 

 

Uma das melhores universidades do país, a UniRV tem grande atuação junto à comunidade, já que todos os seus cursos desenvolvem projetos sociais à população. Esse trabalho é enriquecedor não somente para a população como para os acadêmicos. De acordo com a universidade, mais de 250 mil atendimentos são realizados gratuitamente à comunidade em diversas áreas por ano.

 

 

 

Vida universitária saudável

 

A Universidade de Rio Verde valoriza estimular o esporte no ambiente acadêmico a fim de contribuir para uma vivência ativa e saudável em comunidade. Sendo assim, frequentemente a universidade é palco de diversas competições esportivas.

 

Os estudantes da UniRV podem participar de seletivas em diversas modalidades para integrarem os times da universidade a representarem em diversas competições importantes como nos Jogos Universitários de Goiás e nos Jogos Universitários Brasileiros.

 

Em 2022, Rio Verde sediou as seletivas para os Jogos Mundiais Universitários da Fisu, que ocorreu em Chengdu na China. A escolha da estrutura da universidade para uma seletiva tão importante mostra a qualidade das instalações do Campus, que recebeu cerca de 500 atletas universitários que disputaram vagas nas modalidades: Xadrez, Tênis, Tênis de Mesa, Taekwondo e Judô.

 

 

 

Cursos de qualidade

A UniRV possui cursos em diversas áreas de atuação. Atualmente 9 mil acadêmicos frequentam 24 opções de cursos oferecidos nas áreas de: Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e Engenharias; Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Agrárias.

 

 

Por se tratar da primeira universidade do interior de Goiás, a UniRV possui grandes conquistas. Uma de suas conquistas foi a implantação do curso de Medicina com a extensão de Campus em Aparecida de Goiânia em 2013.

 

 

Dois anos depois, a Faculdade de Medicina da UniRV foi implantado em Goianésia. O atual prédio contou com o investimento de mais de R$ 7 milhões. A primeira turma do curso foi formada em 2021. Em 2019 foi inaugurada a Faculdade de Medicina em Formosa e em setembro de 2022 foi aprovada a abertura de mais um Campus da Faculdade de Medicina, desta vez em Luziânia, no entorno do DF.

 

 

 

De acordo com o levantamento anual realizado pelo portal Melhores Escolas Médicas (MEM), a UniRV é a faculdade de medicina mais barata do Brasil.

 

 

Apesar do valor, o curso é bastante concorrido por candidatos de todo o Brasil, principalmente devido à estrutura e qualidade oferecida aos estudantes.

 

 

Administração

 

Nada disso seria possível sem uma administração que busca sempre inovar e trazer valores para a universidade.

 

 

O Reitor da Universidade, professor Alberto Barella Netto, do mandato quadriênio 2021 – 2024 realizou um trabalho marcante no decorrer dos anos.

 

 

Em novembro de 2022, Barella foi agraciado com o Título de Cidadão Rio-Verdense pelo trabalho realizado na UniRV que trouxe benefícios para a cidade de Rio Verde.

 

 

 O lema: “UniRV – O nosso legado é o seu futuro” se faz presente quando se conta com um time bem alinhado e buscando inovar sempre, conheça a equipe responsável pela administração da Universidade:

 

 

- Reitor: Prof. Me. Alberto Barella Netto

- Vice-Reitor: Prof. Dr. Arício Vieira da Silva

- Pró-Reitor de Pós-Graduação: Prof. Dr. Claudemir BertuoloFurnielis

 

- Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação: Prof. Dr. Carlos César Evangelista de Menezes

-Pró-Reitor de Graduação: Prof. Dr. Arício Vieira da Silva

- Pró-Reitora de Extensão e Cultura: Profa. Ma. Vanessa Renata Molinero de Paula

- Pró-Reitor de Assuntos Estudantis: Prof. Dr. Elton Brás Camargo Júnior

- Pró-Reitor de Administração e Planejamento: Prof. Dr. Sebastião Lázaro Pereira

- Procuradora Geral: Profa. Ma. Viviane Aprigio Prado e Silva

 

 

A Universidade de Rio Verde continua se consolidando como uma das mais bem conceituadas do Brasil. O trabalho sério e de qualidade vem desenvolvendo não só Rio Verde, como todo o Goiás girando a economia do estado.

 

 

Com o resultado desse trabalho é possível ver profissionais capacitados e ocupando as melhores vagas em todo o país.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Jornal SOMOS oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Jornal Somos
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES