sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Quem nunca viu calçada quebrada e desigual por raízes de árvores adultas? Quem nunca ouviu a mãe, tia ou avó reclamando de folhas e insetos que vieram da árvore da calçada do vizinho? Parecem histórias de quando se é criança, mas calçadas quebradas, sujeira e problemas com corte e fiação não são problemas do passado. Recentemente, ventos e chuvas fortes lembraram à muitos rioverdenses e goianos que escolher bem a árvore para plantar em sua calçada pode evitar dores de cabeça e problemas futuros.
Pensando em ajudar nesta escolha a Secretaria de Meio Ambiente por meio da Prefeitura de Rio Verde, criou um Manual Sugestivo de Espécies Arbóreas Ideais para o Plantio em Calçadas. Nele pode-se conhecer as espécies mais adequadas de acordo com as características da sua casa ou do seu trabalho (Clique aqui para acessar).
O Manual faz parte de um conjunto de ações que vem sendo desenvolvidas pela Secretaria, com o objetivo de aumentar a densidade de cobertura vegetal urbana e rural, o plantio de mudas em calçadas, praças e Áreas de Preservação Permanentes (APPs). É o chamado projeto ‘Rio Verde + Verde’, que em parceria com diversas entidades, já plantou mais de 5 mil mudas de diversas espécies no município.
Até porque com o calor que anda fazendo não pode-se negar que está em falta árvores que ofereçam a boa sombra, e ajudar na queda destas temperaturas, além de proporcionar aumento de umidade que possibilite as chuvas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.