sexta-feira, 26 de abril de 2024

Equipe municipal visita casa de dono de cães que atacaram outros animais e pessoas em Rio Verde

POR | 28/07/2021
Equipe municipal visita casa de dono de cães que atacaram outros animais e pessoas em Rio Verde

Imagem: Ilustração/Divulgação/Casa e Beleza

N

Na manhã desta quarta-feira (28/7), o número de telefone de plantão para denúncias de maus tratos, pertencente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Verde (Semma-RV) recebeu a reclamação de dois cachorros de grande porte que estaria solto nas ruas da região do Parque das Paineiras, estariam atacando outros animais e pessoas. Exemplo do fato está o vídeo que foi filmado de uma câmera de filmagem próximo do local que conseguiu captar o exato momento em que os animais atacaram uma mulher no domingo. Assista ao vídeo:

 

 

Segundo a denúncia, os animais seriam da raça pitbull e estariam soltos na área a pelo menos quatro dias, chegando até mesmo a ter matado o cachorro de uma moça do Setor dos Funcionários.

 

 

Com a denúncia, a equipe de veterinários do Centro de Zoonoses foi acionada, que pertencem à Secretaria Municipal de Saúde, e estiveram no local, onde descobriram que os animais possuem um tutor, não sendo assim, animais de rua.

 

 

Diante do mesmo, descobriram o endereço do dono e se direcionaram para a residência com o intuito de notificá-lo. Entretanto, o dono dos animais não foi encontrado.

 

 

A equipe então conversou com um familiar do tutor, que ficou ciente sobre não permitir que esses animais tenham acesso a rua.

 

 

Poliana Carneiro Martins, coordenadora do Centro de Zoonoses, reforça que quando o tutor se propõe a ter um cão ou gato, é necessário praticar a guarda responsável desse animal. Isso significa que é preciso prover alimento, assistência à saúde, vacinação e vermifugação em dia, local adequado para a criação, carinho, atenção e passeios com o animal, entre outras coisas.


"Os passeios devem ser feitos com o uso de coleira e guia, e conduzidos por pessoa que tenha capacidade de conter o animal, principalmente quando este for de grande porte. O animal não deve ter acesso à rua desacompanhado, para evitar transtornos, tais como agressão a outro animal ou ao ser humano, acidentes de trânsito, reprodução indesejada e mesmo a contração de enfermidades, incluindo as zoonoses, doenças que são transmitidas entre homem e animal. Deixá-lo na rua pode ser até considerado abandono, ferindo seu bem-estar. Se você é tutor de algum animalzinho, pratique a guarda responsável!" Descreveu ela.

 

 

Aproveita-se ainda para lembrar que qualquer denúncia de maus tratos, da fiscalização ambiental, através do número de telefone: 64 99304-9098. E caso seja animal agressor, aí podem ligar na Unidade de Vigilância de Zoonoses: 3620-2084.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: