quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

Entidades rurais de Rio Verde buscam posição sobre taxações de grãos

POR | 17/11/2020
Entidades rurais de Rio Verde buscam posição sobre taxações de grãos

Divulgação

E

Esta semana, lideranças das entidades rurais de Rio Verde se reuniram para debater sobre a possível taxação dos grãos no Estado de Goiás (clique e leia mais). Segundo informações da assessoria de comunicação do Sindicato Rural de Rio Verde, a reunião aconteceu em sua sede e reunião representantes da Aprosoja Goiás, Coderv, Grupo Soma, Comigo e Grupo Cereal. O evento foi para pedir um posicionamento das mesmas sobre a recomendação do MP de Goiás que quer taxar os produtos in natura do estado.

 

As entidades solicitaram união neste momento, uma vez que essa recomendação afetará todo o Estado. "Temos que proteger o Estado e nos unir contra ações que venham onerar o setor", disse o presidente da Aprosoja Adriano Barzoto.

 

O presidente do Sindicato Rural, Luciano Jayme Guimarães, comentou que o setor foi pego de surpresa. "Não podemos taxar aqueles que produzem e carregam o Estado".

 

O produtor Rural e diretor do Coderv, José Carlos Cintra, ressaltou que ninguém é inimigo da indústria e que instituições e indústrias precisam falar a mesma língua. "Precisamos ter um diálogo frequente para que ambos sejam beneficiados e continuem a trabalhar em prol do crescimento do Estado".

 

O presidente da Cooperativa Comigo, Antônio Chavaglia disse que não sabia desta recomendação do MP, que também foram pegos de surpresa e afirmou que está ao lado do produtor rural. "Não apoio nada que venha para taxar o produtor rural e nem a Cooperativa". Chavaglia reforçou que tem estado em contato constante com a Ministra da Agricultura para tentar encontrar soluções para a restituição do PIS e COFINS e também linhas de crédito para que as indústrias consigam fazer estoque de soja, ação esta que será apoiada pelas entidades presentes na reunião, já que é preciso ajudar a proteger as indústrias estaduais.

 

O presidente do Grupo Cereal, Adriano Baraúna, comentou que não existe indústria sem o produtor rural e que todos os elos da cadeia precisam estar juntos. "A Cereal ficou sabendo dessa recomendação junto com o produtor rural, em nenhum momento fomos questionados sobre a necessidade de taxação de produtos para a exportação".

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: