quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Rio Verde

Entenda melhor porque um infarto pode acontecer perto de você

POR Jornal Somos | 28/05/2019
Entenda melhor porque um infarto pode acontecer perto de você

Redação Jornal Somos

D

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 9,3% dos brasileiros apresentam os sintomas de ansiedade. Número considerado três vezes maior que a média mundial e que deixam o país no topo do ranking de casos registrados. Mas os sintomas do transtorno da ansiedade generalizada (TAG) vêm preocupando um pouco mais aos médicos cardiologias diante dos casos que acontecem.

 

No início deste mês o goleiro Iker Casillas, do Porto, foi internado com urgência no Hospital CUF Porto depois de sofrer um infarto durante o treino. O espanhol de 38 anos passou rapidamente por uma cirurgia e já está consciente e fora de perigo, mas chamou a atenção mais uma vez ao assunto.

 

Por isso o JORNAL SOMOS foi conversar com o cardiologista Dr. José Vicente em busca de entendermos melhor doença, causas, sintomas e prevenção.

O que é um infarto?

VICENTE: É uma obstrução das artérias do coração, as artérias que irrigam a musculatura cardíaca, e essa obstrução faz com que o oxigênio não chegue à musculatura, e esta sem a sua principal nutrição, que o oxigênio, fica fragilizada fazendo o coração perder sua força. Isso é um infarto cardíaco.

 

Quais são as principais causas?

VICENTE: Temos a divisão entre causas modificáveis e causas não modificáveis. As modificáveis seriam o stress, obesidade, diabetes, tabagismo, pressão alta e colesterol alto. Causas que podem ser tratadas. As não modificáveis são idade, sexo e histórico familiar.

 

Como seria o perfil de uma pessoa potencial a sofrer um infarto?

VICENTE: Seria do sexo masculino, obeso, sedentário, diabético, tabagista e com colesteróis elevados. Esse é o paciente com grau maior de risco, especialmente se tiver pais ou irmãos que já tiveram infarto.

 

Nesse sentido, recentemente tivemos o caso de um atleta que teve infarto, como alguém com vida saudável pôde sofrer um infarto, qual seria a causa nesse caso?

VICENTE: Aí temos uma divisão, pessoas que sofrem morte súbita, disritmia, ou outros problemas cardíacos, são divididos em abaixo de 35 anos e acima de 35 anos. Os que tem idade abaixo a principal causa é a miocardiopatia hipertrófica. Os que têm idade acima, o infarto agudo do miocárdio é a principal causa. Em atletas um grande fator é o histórico familiar. O atleta que faleceu durante o jogo de futebol era fumante, e atletas de alto padrão tem uma grande carga de stress pela cobrança do bom desempenho. Então notamos hoje que o stress e a ansiedade são fatores de alto risco, mesmo entre jovens e pessoas com coração saudável. 

Quais são os sintomas que podemos identificar?

VICENTE: Primeiro, para quem está sofrendo, a dor no peito é o principal sinal com a expansão para o braço, esse é o principal sinal, uma dor como uma garra apertando o coração, é o principal sintoma. Outros são a sudorese fria, palidez, náuseas e vômitos, podem estar associados ao quadro do infarto. Quando acompanhar alguém que está tendo um infarto perceba que a pessoa colocará a mão no peito indicando a dor, em outros casos pode até se agachar pra tentar aliviar.

 

O que podemos fazer para tentar salvar a pessoa em ambos os casos?

VICENTE: Imediatamente procurar um pronto socorro, lembrando que nesse caso tempo é vida, qualquer demora pode piorar o quadro  ou até matar. Chame um serviço de resgate para que seja resolvido o mais rápido possível.

 

Quais seriam cinco hábitos saudáveis para evitar um infarto?

VICENTE: Atividade física é o principal, alimentação restrita em gorduras, controle rigoroso do IMC (por volta de 25), não fumar e o controle da glicemia.4

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: