sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

Entenda mais sobre a Guarda Civil Municipal de Rio Verde

POR Jornal Somos | 14/12/2018
Entenda mais sobre a Guarda Civil Municipal de Rio Verde

Jornal Somos

E

Em junho deste ano se iniciou o período de formação da Guarda Civil Municipal (GCM) e a formatura dos guardas que irão compor essa força efetiva aconteceu nessa segunda-feira (10) e os servidores já começaram a atuar na mesma semana. O Comandante da GCM, Tenente Coronel Luiz Carlos tira dúvidas da população sobre o novo serviço de segurança pública.

 

 

Segundo o Tenente a GCM já possui dez viaturas novas e o telefone de contato (153) já está disponível. Ele também agradeceu ao prefeito Paulo do Vale, que teve a iniciativa de trazer o serviço para Rio Verde. Também reforçou que é um investimento importante e audacioso, que coloca a cidade  a frente na Segurança Pública do Sudoeste Goiano.

 

 

 

 

Quais as atribuições da GCM?

As atribuições da GCM são muitas, apontadas pela lei 1322, mas a principal questão da população é: tem poder de polícia? Então, o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) contempla e amplia o poder da Guarda. Há a tendência de municipalizar a segurança pública, porque o estado sozinho não consegue alcançar todas as cidades e nem produzir um resultado satisfatório. Essa tendência é real, se vai aumentar no futuro não se sabe, mas existe. É mais fácil para o gestor municipal e também mais efetivo. A Guarda tem o poder de polícia, mas a primeira atribuição é a responsabilidade pelo patrimônio municipal e pela população. Por isso realiza  papel de polícia ostensiva e preventiva, porém a primeira função jamais pode ser esquecida, e sua atuação jamais deve colidir com outros serviços de segurança do estado. 

 

 

Em casos de acidentes ou emergências que precisem de apoio, podemos acionar a GCM?

Isso depende da regulamentação e ação do poder público. Provavelmente, no futuro essa função será incorporada. Recebemos muitas ligações, e o que não é de nossa atribuição estamos repassando para os servidores cabidos. Nem tudo a GCM pode fazer, pois deve respeitar a função dos outros serviços de segurança. Em casos de acidentes de trânsito, por exemplo, a lei prevê que em acidentes que deixam vítimas se deve acionar a PM, e os que não deixam, acionar a AMT.

 

 

Inicialmente a Guarda seria desarmada. Porque houve a mudança para Guarda armada?

A lei permite que em cidades que possuem acima de 50 mil habitantes a GCM pode ser armada. A Guarda de Rio Verde é armada, mas por enquanto não tem o porte de arma de fogo ainda. A lei permite e foi feito um compromisso com o prefeito. Por enquanto os guardas atuam com pistola elétrica, bastão, e gás de pimenta.

 

 

Os guardas trabalharão em dupla como os policiais?

A lei regula que os policiais atuem no mínimo em dupla, o ideal seria em trio, pois deve sempre estar em supremacia de força. Com o nosso número de Guardas ficou ideal a atuação em dupla. Isso permite que haja maior efetividade do serviço e mais segurança.

 

 

A GCM também realiza abordagens?

A programação é a recuperação de áreas públicas que foram tomadas por delinquentes. O Parque Mauro Borges, a Vila Mutirão, o Espelho D'água, e a Praça da Matriz por exemplo. Alguns locais que hoje pode se dizer que tem forte presença de usuários de drogas. O trabalho é nunca deixar as praças sem vigilância. A presença da GCM é mais efetiva em pontos críticos. No deslocamento é possível que realize abordagens. Como os guardas estão em fase de estágio então essa atuação forma a segurança da abordagem para quando o serviço for necessário. A população verá a abordagem em casos de suspeitas de porte ou uso de drogas.

 

 

 

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: