quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Katarine Almeida/PMBV
Esta semana, o Ministério da Saúde passou a orientar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Até então, a terceira dose estava liberada para adolescentes e adultos a partir dos 12 anos.
A nota diz que alguns aspectos foram analisados para a recomendação do reforço, como o aumento nos níveis de anticorpos após a terceira dose e cobertura vacinal abaixo do esperado. E como nos últimos dias os números voltaram a ter uma crescente no país, a mudança foi necessária a esta faixa etária também.
Segundo o documento, estados e municípios devem usar a vacina pediátrica (a da tampa laranja) da Pfizer. Assim, a orientação vale tanto para aqueles que completaram o esquema primário (duas doses) com o imunizante da Pfizer, quanto para os que receberam o ciclo inicial da CoronaVac. E ainda que a terceira dose deve ser administrada quatro meses após a segunda.
Segundo a nota técnica enviada para estados e municípios foi assinada pela coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no dia 30 de dezembro de 2022, ainda na gestão anterior. O Ministério da Saúde do governo Lula também confirmou a orientação.
Assim, as doses e reforços de cada faixa etária a partir das ultimas portarias ficaram assim no município de Rio Verde:
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.