terça-feira, 03 de dezembro de 2024

Rio Verde

Entenda as origens da decoração natalina

POR Jornal Somos | 18/11/2018
Entenda as origens da decoração natalina

Redação Jornal Somos

E

Em algum momento nos perguntamos sobre o porquê e os significados das coisas, a curiosidade da vez é o porquê da decoração para o natal, o que significa e quais os motivos.

 

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Natal é o feriado que mais movimenta a economia brasileira, seguido pelo Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Ainda no mês de novembro podemos perceber a movimentação no mercado com a venda de variados utensílios de decoração natalina, o que já nos faz esperar por noites iluminadas e claro pela troca de presentes na noite declarada do dia 25 de dezembro o Natal.

 

Sabendo que sua origem é religiosa, representando o nascimento do menino Jesus, o Natal é uma comemoração deste fato. Sendo tradição do Natal a decoração de casas, edifícios, postes, pontes e árvores, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e cidades com elementos que representam o Natal, como, por exemplo, as luzes de natal e guirlandas.

 

A Árvore de Natal, teve como a versão mais aceita da existência da decoração da mesma é a do padre Martinho Lutero (1483–1546), autor da Reforma Protestante do século XVI. Que quando olhou para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu o estrelado intenso parecendo um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal. Queria mostrar às crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.

 

A tradição surgiu na França do século XVI, quando só havia permissão para cortar árvores a partir do dia 21 de dezembro. As pessoas, então, deixavam as árvores em suas casas até 24 de dezembro. Depois, a tradição foi mudando. Atualmente, algumas pessoas montam a decoração uma ou duas semanas antes do Natal para conservá-la bem até a noite natalina. Mas há também os que seguem a tradição cristã e tomam o calendário do Advento como referência.

 

Segundo a tradição cristã, é de costume decorar a árvore no quarto domingo antes do aniversário de Cristo, em 2018, a data cai no dia 2 de dezembro quando se inicia o tempo do Advento. Para quem segue a tradição deve desmontá-la no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis.

 

Para você que adora deixar a casa enfeitada para o Natal, saiba o significado de cada símbolo dessa data:

  • Árvore de Natal: na tradição cristã, simboliza paz e alegria. O verde fala da esperança e da vida eterna.

 

  • Papai Noel: nome do bom velhinho de roupas vermelhas e longas barbas brancas que surge na véspera do dia de Natal com um saco de presentes para dar às crianças bem comportadas. Significa a bondade.

 

  • Presépio: representa o ambiente e o momento em que Jesus Cristo nasceu.

 

  • Estrela: foi uma estrela que guiou os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus.

 

  • Sinos: os sinos anunciaram a hora em que o nascimento de Jesus aconteceu.

 

  • Bolas coloridas: servem para representar os dons maravilhosos que ganhamos.
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: