quinta-feira, 18 de abril de 2024

Rio Verde

Enfermagem de Rio Verde passa por capacitação sobre Coronavírus

POR Jornal Somos | 02/03/2020
Enfermagem de Rio Verde passa por capacitação sobre Coronavírus

Jornal Somos

N

Nesta segunda-feira (02), às 10h, a Secretaria de Saúde realizou capacitação para aproximadamente 33 enfermeiras da Atenção Primária em Saúde se preparem para receber pacientes com sintomas similares à Covid19, o Coronavírus, nas unidades básicas de saúde, e que saibam orientá-los corretamente no atendimento.

 

A capacitação foi realizada pela enfermeira Coordenadora dos Agravos da Vigilância Epidemiológica, Danielle Barretella,  na Unidade Básica de Saúde (UBS) Promissão, em parceria com a Vigilância em Saúde do município. Durante a capacitação ainda foram discutidas estratégias e ações de prevenção da doença. A médica infectologista Nivia Cristina, durante entrevista ao programa Papo Líder, da rádio Líder 95FM, lembrou que a melhor prevenção é a higiene pessoal, cuidado com tocar as mãos em áreas de contato de saliva e sangue, e ainda, o uso do alcool em gel de forma moderada.

 

A enfermeira responsável da vigilância epidemiológica da Atenção Primária, Cibele Tavares, explica que a capacitação é para preparar os profissionais de saúde para atender pacientes com suspeita da doença, tratando de assuntos como atendimento, manejo e conduta dos mesmos. Cibele informou ainda que a capacitação sobre vários aspectos de vigilância epidemiológica tem sido feita desde o ano passado.

“Nós estamos fazendo isso para prevenção. Essa questão da capacitação nós já estamos trabalhando desde o ano passado, sobre vários aspectos em vigilância epidemiológica dentro da Atenção Primária, e esse é mais um dentro da história de coronavírus que está tendo pelo mundo, então achamos necessário iniciar a preparação nesse momento”.

 

A enfermeira também tranquiliza a população, afirmando não existirem casos suspeitos em Rio Verde, e informa que os sintomas são muito parecidos com outras doenças respiratórias, no entanto, se o paciente quiser procurar uma unidade básica de saúde, pode se dirigir à unidade básica de saúde, que os profissionais vão saber conduzi-lo.

 

Perguntada sobre a capacitação em outros locais Cibele informou que “hoje 100% da Atenção Primária está sendo capacitada e as demais unidades também estão se movimentando para o mesmo”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: