quinta-feira, 28 de março de 2024

Rio Verde

Enem movimenta milhares de alunos em todo o Brasil e PM prepara Operação especial

POR | 17/01/2021
Enem movimenta milhares de alunos em todo o Brasil e PM prepara Operação especial

Divulgação

H

Hoje, domingo (17/01/2021), assim como no próximo domingo (24/01), acontece a aplicação presencial das provas do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio). Depois de muita discussão, prorrogações e liberação das provas presenciais por parte do sistema judiciário, elas finalmente irão acontecer.

 

 

Em Goiás, segundo dados registrados pelo governo federal, serão 578 locais de provas, sendo 305 estaduais, 22 federais, 123 municipais e 128 privadas. O total de alunos goianos inscritos para realização do Exame foram 209.350 estudantes. Em Rio Verde os alunos se dividirão em 15 locais de aplicação de prova.

 

 

Por conta do número de pessoas circulando nas cidades e necessidade da chegada dos documentos aos locais de provas dentro do prazos e com total segurança, a Polícia Militar de Goiás coordenou uma operação especial de apoio ao Enem 2020.  Segundo a Sargento Fernanda Karolina, a PM trabalha em conjunto com o INEP e com os correios desde o inicio do planejamento do ENEM. Ela ainda explica que cabe aos policiais:

  • fazer uma avaliação dos riscos dos locais de aplicação de prova,
  • definir as rotas de distribuição das provas em conjunto com os Correiros,
  • realizar a escolta dos veículos dos Correios com as provas para o interior,
  • realizar o policiamento nos locais de aplicação de prova, e
  • providenciar toda a logística reversa com o retorno das provas.
 
 
Além disto, o Inep, responsável pela organização e execução das provas antecipou o horário de abertura dos portões para que os alunos possam ter mais tempo de chegada aos locais, evitando assim aglomerações. E finalmente, exigiu que todas as medidas de prevenção e segurança contra Covid-19, troca de máscaras dentro do tempo permitido, uso de álcool em gel entre todos os casos de toques em documentos, não haverá normas que exijam contato direto, distanciamento, entre outros itens.
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: