quinta-feira, 28 de março de 2024

Rio Verde

Eles não cantam, mas também são artistas

POR Jornal Somos | 16/07/2018
Eles não cantam, mas também são artistas

Jornal Somos

E

Entre a multidão e os diversos estandes com muitas novidades, expostos em móveis coloniais, estão lindos objetos feitos à mão por um grupo de artesãos da cidade. Frequentemente encontrados no projeto “Sexta-feira na feira”, da Prefeitura Municipal, os expositores encontraram na feira agropecuária este ano oportunidade.

 

Crochês, toalhas bordadas, panos de prato, escapulários, terços, bonecas de pano, entre tantas opções… tudo feito com o maior cuidado, peça por peça, encanta quem passa para dar uma olhada. Em entrevista ao Jornal Somos, Lúcia Helena Fornel, uma das artesãs, conta um pouco sobre o projeto.

 

Nós estamos sempre nas feiras, temos a programação do ano todo, mas, às vezes, somos chamados para expor em outros lugares, como foi o caso. O Sindicato Rural deu total apoio, nos cedeu o espaço e a renda é 100% nossa. As pessoas têm procurado bastante, nos visitado e está saindo muito bem”.

 

Além deles, a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o CIS elaborou um projeto para a reintegração dos encarcerados. Alguns dos objetos que estão à venda são frutos da arte dos presidiários. Feitos de madeira reciclável, são verdadeiras obras de arte. Carros, porta-joias, helicópteros, imagens de Nossa Senhora, um mais bonito do que o outro. Josiano Almeida, servidor da Secretaria conta que o projeto, além de reduzir a pena, ajuda a família de quem vive na penitenciária.

 

A venda dos objetos é revertida da seguinte maneira: 50% é investida na compra de mais material, para que eles continuem produzindo, e os outros 50% são revertidos para as famílias, ajudando a quem precisa. É o primeiro ano de exposição e tem vendido bastante. Além disso, a cada 3 dias trabalhados, eles reduzem a pena em um dia. Alguns deles estão muito empolgados, e é muito importante porque a gente sabe que ao sair de lá, ele pode ter uma profissão, ter com o que contribuir em casa”.

 

 

 

 

Os artesãos estão na Expo Rio Verde todos os dias, e também, nas feiras da cidade. A próxima já está marcada para acontecer na Praça da Matriz, no dia 03 de Agosto a partir das 17h.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: