sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Jornal Somos
Rio Verde ficou em segundo lugar com a melhor nota do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) 2023 entre municípios com mais de 100 mil habitantes do Brasil. O município obteve a nota média de 7,7 perdendo para Sobral–CE com 9,6 nos anos iniciais de alfabetização. Nos anos finais, a cidade dividiu a mesma posição com Mogi das Cruzes–SP e ficou também em segundo lugar no ranking de cidades com mais de 100 mil habitantes com a nota 6,4.
Com isso, Rio Verde se estabeleceu também como a cidade com mais de 100 mil habitantes a ter a maior nota do Ideb em todo o estado de Goiás, seguido por Goiânia (2º lugar com 6,5), Anápolis (3° - 6,2), Aparecida de Goiânia (4º - 5,6) e Águas Lindas (5º - 5,2). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação.
Ao Jornal Somos, o secretário de Educação, Miguel Ribeiro, agradeceu aos professores da rede pública municipal de Ensino. “Parabéns professores por conquistarem um direito que está escrito em todos os documentos, que é dá criança aprender e a frequentar a escola. Hoje em Rio Verde não faltam vagas e todas as crianças estão matriculadas nas escolas, tendo o melhor resultado de ensino de Goiás”, pontuou.
Goiás também teve boa pontuação e atingiu a maior nota do país, com 4,8 e ficou entre as únicas três unidades da federação a atingirem a meta do Ideb, juntamente com Pernambuco e Piauí.
O Ideb 2023 foi elaborado a partir do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado durante o mês de outubro do ano passado. O resultado divulgado coloca Goiás na frente nos anos finais do ensino fundamental, com a média 5,5, ao lado do Ceará e do Paraná. Já a nota no ensino fundamental, anos iniciais, é 6,3.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.