sábado, 18 de janeiro de 2025
Esse fenômeno não acontece no município desde 1994.
Foto: GETTY IMAGES
O tão esperado eclipse anular solar acontece neste sábado (14) e poderá ser observado em todo o país, onde alguns locais será visto total e outros parciais. Mas o equipamento indicado para assistir ao espetáculo astronômico está em falta no mercado de Rio Verde. Esse fenômeno não acontece no município desde 1994.
Para observar o eclipse, o ideal é usar óculos específicos para observação ou filtros de solda número 14, ou superior
O Jornal Somos realizou uma pesquisa rápida nas principais lojas de ferragistas da cidade, e para tristeza dos entusiastas da astronomia, o vidro/filtro de solda nº 14 está esgotado, devido à grande procura.
Esse material é recomendado devido à sua proteção contra raios UV e infravermelhos e possui um custo médio de R$ 5.
O uso de qualquer outro equipamento pode prejudicar sua visão; portanto, não é recomendado olhar diretamente para o sol, mesmo usando óculos escuros, ou usar chapas de raio-x, telefones celulares ou câmeras fotográficas.
Nas regiões Norte e Nordeste será possível ver o eclipse completo, enquanto em Rio Verde, o eclipse solar será de 60 a 70% de cobertura do sol, previsto por volta das 16h45.
Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um "anel de fogo" no céu.
E você, conseguiu garantir seu equipamento para observação?
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.